top of page

Feira Territorial da AGENDHA mostrou a força da Agricultura Familiar no Território Itaparica

Cheia de cores e sabores, a Feira Territorial proporcionou uma pausa na correria do centro urbano de Paulo Afonso. Realizada no dia 19 de novembro pela AGENDHA e, contando com a parceria local da Prefeitura de Municipal e do SICOOB Coopere, o encontro entre produtores e produtoras foi celebrado em um único dia.



A Feira Territorial da Economia Solidária e Agricultura Familiar do Território Itaparica, aconteceu no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, como parte do cronograma de Ação do Projeto Artessol - Articulação Territorial de Socioeconomia Solidária do Território de Itaparica, projeto executado em parceria com o Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE: Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.


Foram disponibilizados, 13 barracas, um palco e uma estrutura de toldos, além de energia elétrica, equipamento de som e microfone, cobertura fotográfica e toda a logística para buscar, guardar e levar os produtos até a praça do Lindinalva Cabral. Cada organização recebeu os equipamentos de segurança, máscara, álcool em gel, protetor facial. Os produtos também foram sinalizados com adesivos personalizados e a identificação de cada barraca foi feita com o banner da associação.


O público que compareceu teve a oportunidade de conhecer e comercializar produtos agroecológicos, cultivados e criados pelos produtores e produtoras de quatro municípios, sendo, Paulo Afonso, Macururé, Abaré e Glória. As associações estão recebendo da AGENDHA a assistência técnica necessária para fortalecer o comércio de produtos da Agricultura Familiar e a Economia Solidária.


As feiras agroecológicas fortalecem e valorizam as práticas do mercado criativo, solidário, aberto e livre de uma cidade. São espaços de comércio milenar e tradicional, com capacidade para grande fluxo de mercadorias e tipos de serviços, que possibilitam a troca de conhecimento entre produtores/as e comunidade. O apoio às feiras e aos circuitos curtos de comercialização aparecem como tema principal dentre as políticas públicas municipais levantadas na pesquisa inédita realizada pela Articulação Nacional de Agroecologia (ANA). Esse estudo foi realizado em 531 municípios brasileiros e embasou as propostas da carta-compromisso "Por Políticas de Futuro", que foi entregue aos candidatos/as nas eleições deste ano.


Para Valda:

“essa economia criativa se faz necessária nestes novos tempos, buscando formar consumidores e fornecedores ainda mais conscientes, com a venda de produtos limpos, com valores agregados da agricultura familiar, com a consciência ecológica, socioprodutiva. Ela acrescenta que, é muito importante o que a SDR e a SETRE fazem, com as equipes de Ater, proporcionando um trabalho como o que será apresentado nesta Feira Territorial”.

COMPRE DE QUEM PRODUZ!

Foi o dia todo de circulação de pessoas – entre adultos e jovens - que pararam para conhecer os empreendimentos socioprodutivos, participantes do projeto, com a exposição de produtos da agricultura familiar, praticando excelentes preços, aliados à qualidade.


As Organizações Expositoras, este ano foram: O Recanto da Solidariedade; a Comunidade Acolhedora Panorama da Sobriedade – APS; o Artesanato Indígena do Povo Kariri Xocó de Paulo Afonso; a ARPA: Alternativa de Reciclagem de Paulo Afonso; a Haste Floral – com o Projeto Flores da Bahia; a AGAPPA: Associação do Grupo de Produtores de Paulo Afonso com o Projeto Ecotilápia; a Associação do Desenvolvimento Comunitário de Marruá - ADCM; a Associação de Artesanato da Malhada Grande – ACAMG; a Associação de Artesãos de Santa Brígida - AASB; a Associação de Moradores do Povoado Olho D’Água dos Coelho; o Coletivo de Práticas Solidárias Pinhão Roxo; a ACAPI: Associação Comunitária dos Agropecuaristas do Povoado Icó e a Associação Comunitária de Desenvolvimento Social, Pecuária e Agricultura Familiar do Projeto Pedra Branca – ADESCA.


Como atração cultural, o público aproveitou a apresentação especial de Luanderson e Forró Seis Cordas, que abrilhantou a noite com um forró Autêntico, tradicional e cultural

As organizações produtivas que participaram da feira contam com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE). A SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), executa ações como as de inclusão socioprodutiva e fomento à produção, entre outras, e a assistência técnica e extensão rural (Ater) está sendo prestada por meio de chamadas públicas da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).



“Neste período de crise econômica, estamos promovendo essa feira mais ampla, em um espaço bem central de Paulo Afonso, para que possa gerar renda e também divulgar os produtos das famílias agricultoras, das artesãs, das associações de mulheres, que são altamente produtivas. É uma forma de contribuir com a economia solidária das famílias, mas também de divulgar a campanha permanente da AGENDHA: Compre Direto de Quem Produz”, ressalta Edvalda Aroucha, Sócia-Fundadora e Ecóloga.




Para saber mais sobre essas organizações expositoras, acesse o site da AGENDHA: https://www.agendha.org/bodega-da-caatinga.


Siga-nos nas mídias sociais




33 visualizações0 comentário
bottom of page