

Acesse a coleção:


Conheça os Livros da Coleção
ATER Agroecologia e ATER Mulher lançados no CBA
ATER AGROECOLOGIA: SEMEANDO E COLHENDO - Sistematização das Experiências

Nome das/os autoras/es: Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha; Maurício Lins Aroucha; Bruna Vieira de Souza; Bruna Graziela Cordeiro dos Santos; Eliane Maria de Souza Nogueira; Fabio del Monte Cocozza
Editora: Bueno Teixeira
Ano: 2024
Resumo: Esta publicação é resultante da ATER desenvolvida com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio da BAHIATER – Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural, com o “Projeto ATER para a Promoção da Agroecologia nas Unidades Produtivas Familiares do Estado da Bahia”, oriundo da Chamada Pública ATER Agroecologia SDR/BAHIATER nº 001/2018, desenvolvido pela AGENDHA nos Territórios Itaparica/BA e Semiárido Nordeste II. Neste contexto, apresentam-se as dinâmicas e os resultados do projeto com ênfase na “Caracterização das Unidades Produtivas Familiares” com as famílias agricultoras, povos e comunidades tradicionais, que são os protagonistas do referido projeto.
Agroecologia e as Revoluções no Sertão

Nome das/os autoras/es: Luna Layse Almeida da Silva; Robson Aglayton Cabral Rodrigues; Thaise de Melo Feitoza
Editora: COFASPI
Ano: 2024
Resumo: O texto escrito por quem viveu o Ater Agroecologia com as famílias participantes do projeto é um convite para mergulharmos nos conceitos dessa ciência relativamente nova e exponencialmente revolucionária. A construção do conhecimento, a partir do que já existe e do resgate do que um dia foi desconsiderado de mil maneiras, é a espinha dorsal da Agroecologia e está expressa nesse livro de forma didática. Nele é possível entender o processo construtivo, sob as bases da coletividade, do diálogo agroecológico e da consciência ora despertada, como também o objetivo a ser alcançado, os resultados obtidos e os desafios a serem superados.
ATER Agroecologia: Experiências da agricultura familiar no Sertão Produtivo e Chapada Diamantina

Nome das/os autoras/es: Maura Maria Pezzato; Rejane Cristina de Arraujo
Editora: ASAMIL
Ano: 2024
Resumo: Este livro organiza e sistematiza as experiências de famílias agricultoras atendidas pelo
projeto ATER Agroecologia nos municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora, localizados
no Território Sertão Produtivo, e no município de Rio de Contas, no Território Chapada Diamantina.
Essas atividades foram desenvolvidas ao longo do período de 2020 a 2023. Além disso, a obra também
compartilha alguns dos processos vivenciados durante a execução do projeto. É importante destacar
que as informações aqui apresentadas não refletem a totalidade da realidade da agricultura familiar
nesses municípios, abrangendo especificamente um universo de 540 famílias agricultoras.
ATER Agroecologia: Experiências no Território Sertão do São Francisco

Nome das/os autoras/es: André Luiz Lopes Pereira; Clérison dos Santos Belém; Lorena Santiago Simas
Editora: IRPAA
Ano: 2024
Resumo: O livro “ATER Agroecologia: experiências no Território Sertão do São Francisco” é a síntese de um trabalho desenvolvido no Semiárido baiano, nos municípios de Casa Nova, Curaçá/ Uauá, Juazeiro, Pilão Arcado e Remanso, através da Assessoria Técnica e Extensão Rural para o fortalecimento da Agroecologia. Aqui, Agroecologia é sinônimo de Convivência com o Semiárido, uma proposta Agroecológica contextualizada para a Caatinga, uma vez que cada bioma deve construir a Agroecologia, no seu contexto climático, histórico e social.
ATER Agroecologia: Sistematização das experiências

Nome das/os autoras/es: Celiane Rodrigues de Oliveira; José Francisco de Almeida Nunes Brito
Editora: Instituto AGROVIDA
Ano: 2024
Resumo: Este livro surge do compromisso e do desejo de documentar a trajetória, os aprendizados e os desafios enfrentadosao longo de quatro anos de implementação do ATER Agroecologia pelo Instituto Agrovida, através da ChamadaPública realizada pela Bahiater/SDR. Mais do que um relatório técnico, ele representa um testemunho vivo doesforço colaborativo entre agricultores familiares, técnicos e movimentos sociais, especialmente a AABA(Articulação de Agroecologia da Bahia), para construir caminhos sustentáveis e promover a transição agroecológicano estado.

Nome das/os autoras/es: Ana Dalva; Souza Santana; Célia Santos Firmo; Selma Glória de Jesus
Editora: MOC
Ano: 2024
Resumo: Neste livro, sistematiza-se a experiência realizada no período de Agosto de 2020 a Agosto de 2023, no Projeto ATER Agroecológica, o qual ocorreu em um contexto de desafios climáticos e de segurança alimentar, perpassando por um período de pandemia, mas que foi possível construir com as famílias atendidas iniciativas inovadoras e necessárias para promover a agricultura agroecológica e de
Convivência com o Semiárido, a qual atua especialmente na conservação do bioma caatinga e na
melhoria da qualidade de vida das famílias rurais dos territórios da Bacia do Jacuípe e do Sisal.

Nome das/os autoras/es: Eliane Pereira de Almeida; Jacqueline Lemos Viana
Editora: CEDASB
Ano: 2024
Resumo: Este livro intitulado "ATER Agroecologia: partilha de saberes e construção de fazeres no interior da Bahia", é ○ resultado deste trabalho, é a transcrição das histórias familiares vivenciadas pela equipe técnica que dia a dia estava lá, com as agricultoras e os agricultores, disseminando práticas, aprendendo novas técnícas, ouvindo, numa relação coletiva de construção do conhecimento. Das 540 famílias, 54 foram selecionadas para uma caracterização mais aprofundada de sua UPF, ou seja, teve um olhar mais apurado para maior compreensão dos resultados obtidos.

Nome das/os autoras/es: Cléber Eduão Ferreira; Cleidianne Sousa Pereira Rodrigues; Silvana Maria dos Anjos
Editora: FUNDIFRAN
Ano: 2024
Resumo: A edição especial da revista “SertãoChico” visa apresentar a Caracterização e os Principais Resultados alcançados pelo Projeto ATER para Mulheres Rurais, executado pela Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (FUNDIFRAN) em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural – BAHIATER/Secretaria de Desenvolvimento Rural - SDR. O projeto foi executado no período 01/10/2020 a 30/11/2023, resultado da seleção pública através do Edital nº 002/2018 e teve como objetivo principal promover a Assistência Técnica e Extensão Rural para um total de 540 mulheres rurais do Território Velho Chico, buscando fortalecer sua autonomia econômica, social e produtiva das Mulheres.

Nome das/os autoras/es: Elisabeth Cardoso, Laetícia Jalil; Liliam Telles, Camila Alvarenga; Rodica Weitzman
Editora: Semear Internacional
Ano: 2019
Resumo: Este Guia Metodológico é um passo a passo de por que e como usar as Cadernetas Agroecológicas. Estamos juntas/os construindo caminhos e instrumentos que nos possibilitem visibilizar e conhecer/sistematizar a contribuição (econômica, ecológica, social e cultural) das mulheres rurais para a economia familiar, para a segurança e soberania alimentar, para a agroecologia e para a vida. Assim, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), uma agência de investimentos das Nações Unidas (ONU) que atua também no Brasil, junto com o Programa Semear Internacional e o Grupo de Trabalho (GT) de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), propõe o Projeto de Formação e Disseminação do Uso Consciente das Cadernetas Agroecológicas.