top of page

Do Sertão para o mundo: AGENDHA encerra ações do Projeto REDESER com resultados inspiradores em Alagoas

ree

A AGENDHA, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável (SNPCT) e do Departamento de Combate à Desertificação (DCDE), conta com o apoio da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).


Nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, será realizado o Seminário de Conclusão das Ações da AGENDHA no Projeto REDESER – Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil: Práticas Agroflorestais Sustentáveis e Conservação da Biodiversidade.

O evento integra as ações do Projeto REDESER, executado pela AGENDHA nos municípios de Delmiro Gouveia, Piranhas e Olho D’Água do Casado em Alagoas.


A programação reunirá agricultoras e agricultores familiares, lideranças comunitárias, instituições de ensino, pesquisa e extensão, órgãos públicos e organizações da sociedade civil em atividades que serão realizadas no Centro Xingó de Convivência com o Semiárido e nos Assentamentos Rurais Olga Benário e Boa Esperança.


O seminário marca o encerramento de um ciclo iniciado em 2024, ao longo de sua execução, o Projeto REDESER beneficiou diretamente 30 famílias do Alto Sertão de Alagoas, promovendo resultados expressivos, como a implantação de sistemas agroflorestais ciliares em Barrocais (Barramentos com Rochas Ombreiradas para o Cultivo em Aluviões com espécies da Sociobiodiversidade) e a criação das Reservas Agroecológicas de Mandacarus, Palmas e Outras Forrageiras da Sociobiodiversidade (RAMPAS) - tecnologias sociais voltadas à recuperação de áreas degradas e ao combate de processos de desertificação no Semiárido.


Durante os dois dias de programação, serão realizadas vivências de campo, rodas de diálogo e trocas de experiências entre famílias assentadas, equipe do projeto, representantes da FAO e do MMA. Um dos momentos mais significativos será a constituição da Articulação de Recuperação de Áreas Degradadas de Alagoas (ARADAS), que nasce como um marco estratégico para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à convivência com as regiões semiáridas e áridas do país.


ree

Data: 29 e 30 de outubro de 2025

Locais: Delmiro Gouveia, Olho D’Água do Casado e Piranhas/AL

Realização: AGENDHA

Parceria: FAO/GEF/MMA – SNPCT/DCDE

__________________________________________________________________

Mais informações e inscrições agendha.ascom@gmail.com 

(75) 99131-9110 (Bruna Cordeiro – Assessora de Comunicação)

 
 
 

Comentários


logo parceiros geral AGENDHA.png
bottom of page