top of page

Webinário: As Mulheres da Terra pela Resiliência Climática nas Áreas Suscetíveis à Desertificação

A AGENDHA – Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia promove no próximo dia 15 de setembro, às 15h, o webinário “As Mulheres da Terra pela Resiliência Climática nas Áreas Suscetíveis à Desertificação”. O encontro reunirá agricultoras, lideranças comunitárias, pesquisadoras, representantes institucionais e povos tradicionais em um diálogo sobre o papel fundamental das mulheres na construção de territórios sustentáveis, na promoção da resiliência climática e na luta contra a desertificação.


ree

O evento integra as ações do Projeto REDESER – Revertendo o Processo de Desertificação nas Áreas Suscetíveis do Brasil: Práticas Agroflorestais Sustentáveis e Conservação da Biodiversidade, realizado pela AGENDHA em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável/Departamento de Combate à Desertificação, com apoio da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).


O webinário tem como objetivo valorizar as experiências das mulheres que vivem e produzem no Semiárido, destacando seus saberes e práticas no manejo sustentável da Caatinga, na produção de alimentos agroecológicos e na conservação da biodiversidade. E, com a mediação de Edvalda Aroucha (Moderadora Edvalda Pereira Torres Lins Aroucha - Fundadora da AGENDHA; ecofeminista e titular da Comissão Nacional de Combate à Desertificação - CNCD) e a participação dos conferencistas:


  • Sandra Regina Afonso – Coordenadora-Geral de Combate à Desertificação, Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima

  • Vanessa Viana – Comunidade Quilombo Baixão dos Negros, Banzaê/BA

  • Leidizu Rodrigues – Povo Indígena Pankararé, Glória/BA

  • Maria Elisa – Professora, pesquisadora e extensionista da UNEB Campus Intercultural XXVI, Jeremoabo/BA

  • Maria José – Agricultora familiar do Assentamento Olga Benário, Piranhas/AL

  • Manoel Timbó – Coordenador Técnico do Projeto REDESER na FAO


Durante o encontro, serão apresentadas ações do Projeto REDESER, bem como as atividades implementadas pela AGENDHA em Piranhas, Olho d’Água do Casado e Delmiro Gouveia, em Alagoas.


Data: 15 de setembro

Horário: 15h

Formato: Online



“Essa parceria acontece no âmbito do Projeto REDESER, no qual a AGENDHA vem implementando um conjunto de experiências no território Xingó, envolvendo os municípios de Piranhas, Olho D’Água do Casado e Delmiro Gouveia, em Alagoas. Neste momento, temos a oportunidade de aprofundar a discussão a partir de uma estratégia voltada para as questões de gênero. Esse é um tema que, além de transversal, tem assumido um papel central dentro do Projeto REDESER, que está sendo desenvolvido em 14 municípios do semiárido brasileiro, distribuídos em quatro territórios e cinco estados.”  (Manoel Timbó - Coordenador técnico na FAO do Projeto REDESER)


 
 
 

Comentários


logo parceiros geral AGENDHA.png
bottom of page