top of page

TEMAS DE ATER: Conforto Animal


☺️ Você já ouviu falar sobre conforto animal? Até não muito tempo atrás, a maioria das pessoas pouco se importava em saber como era produzida a comida que chegava à mesa.


☘️ Isso está mudando rapidamente. Nos últimos anos, uma parcela cada vez maior de consumidores passou a exigir um comportamento ético e responsável das empresas de alimentos.


✌️Um aspecto ocupa o topo da lista de prioridades para esses consumidores: comprovar que os animais dos que se originou a carne, leite, ovos e outras matérias primas não foram submetidas a condições cruéis ou degradantes ao longo de seu ciclo de vida, do nascimento ao abate.


🌻 Apesar de não ser um conceito novo — os primeiros estudos se iniciaram na década de 60 — “a ciência do bem-estar animal ainda não possui uma definição científica exata”.


🌵O FAWC (Farm Animal Welfare Comittee), um grupo destinado a estudar e disseminar as noções de bem-estar animal, instituiu os 5 princípios básicos necessários para a qualidade de vida dos animais.


📌 De acordo com essa teoria, para manter a saúde dos seus rebanhos, os animais devem estar:


🪷 Livres de medo e estresse;

🪷 Livres de fome e sede;

🪷 Livres de desconforto;

🪷 Livres de dor, lesões e doenças;

🪷 Livres para expressar seu comportamento natural.


📌 Esses 5 pilares do conforto animal permitem que os criadores e criadoras possam estabelecer diretrizes básicas para o manejo e o trato com essas espécies, conhecendo seu comportamento, investindo em prevenção e no tratamento eficaz de doenças, e priorizando a biossegurança.


✌🏽 Ao certificar que sua propriedade cuida do bem estar animal, sua associação demonstra para o mercado que seu negócio toma medidas concretas para garantir a qualidade de vida dos animais criados para o consumo humano.


🌼 Para saber mais, baixe o e-book: Como como obter o selo de bem estar animal e impulsionar seu negócio.

1606833360ebook-BemEstarAnimal_ComoObterSelo-2021
.pdf
Fazer download de PDF • 1.26MB

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page