top of page

Projeto Passarin realiza capacitação de pedreiros/as de cisternas e fortalece a renda e a segurança hídrica em Paulo Afonso/BA

A construção de cisternas é uma das principais ações voltadas para garantir o acesso à água nas comunidades rurais da Bahia. Além de implantar essa importante tecnologia social de captação e armazenamento da água da chuva, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), investe também na formação de mão de obra local, fortalecendo a autonomia das comunidades e criando novas oportunidades de renda.

ree

Por meio do Programa Água para Todos, as organizações beneficiadas com cisternas recebem capacitações específicas para a formação de novos cisterneiros — pedreiros especializados na construção dessas estruturas. Cada curso forma uma turma de 10 aprendizes, acompanhados por um instrutor e um pedreiro experiente, responsável por repassar o conhecimento técnico e prático do processo de construção.

Na região de Paulo Afonso, a formação contou com 80 horas de atividades e teve como pedreiro mestre Adonias Henrique de Santana.


Durante o curso, os participantes aprendem todas as etapas da construção: desde a confecção das placas, o preparo da massa e o assentamento dos caibros, até o reboco e o acabamento final. Cada aprendiz constrói três cisternas sob supervisão, e, ao final, está apto a atuar profissionalmente.


“Quando eu comecei a fazer cisterna — tem 18 anos que eu faço cisterna — parei por 10 anos, porque elas pararam um pouco. Mas nesses 10 anos, eu, por mim, não tinha parado. Se eu tivesse parado mesmo, não tinha feito nada até hoje. Então, o conselho que eu dou é que siga, que é muito bom. Siga, não desista, que a vida é boa. O trabalho é bom, não tem nada difícil, não. A renda melhora, a família melhora... tudo melhora, viu?”, destaca Adonias.

Com a iniciativa, as famílias agricultoras de várias comunidades rurais passam a contar com profissionais capacitados para construir e manter as cisternas, fortalecendo a segurança hídrica e a sustentabilidade produtiva no território. Para os participantes, é a oportunidade de aprender um ofício, gerar renda e contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida das famílias agricultoras.


“O projeto cisterna traz muitas oportunidades para as comunidades. O projeto vem com uma série de benefícios e tecnologias que ajudam no processo do crescimento da família. As capacitações de GAPA e SISMA são muito importantes para a família porque elas se empoderam da tecnologia, aprende a cuidar, aprende a usar e lá na frente vem os frutos que é a segurança alimentar dessas famílias. Acima de tudo é o mais importante.”, afirma o coordenador do Projeto Jinormam Pereira.

A formação de pedreiros faz parte do Projeto Água para o Sustento, Saberes e Resiliências Indutoras da Nutrição (PASSARIN), que integra a iniciativa ATER Bahia Sem Fome: Água para Produção de Alimentos e Dessedentação Animal.


No total, o PASSARIN prevê o atendimento a 195 famílias, com a implantação de 75 cisternas calçadão e 120 barreiros trincheira familiares em diversas comunidades rurais dos municípios de Glória, Paulo Afonso e Rodelas (BA). A ação busca garantir segurança hídrica e alimentar para famílias agricultoras do semiárido baiano, unindo conhecimento, tecnologia social e geração de renda.


Esse projeto faz parte do Programa Águas para Todos, e é realizado pela AGENDHA em parceria com a a ASA (Articulação Semiárido Brasileiro), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) do Governo do Estado da Bahia e o Governo Federal.



 
 
 

Comentários


logo parceiros geral AGENDHA.png
bottom of page