top of page

Dia da Caatinga marca o nascimento de João Vasconcelos Sobrinho

Foto do escritor: Bruna Cordeiro - ASCOM Bruna Cordeiro - ASCOM

Atualizado: 28 de mai. de 2020

Nascido no dia 28 de abril de 1908, na cidade de Moreno, Região Metropolitana do Recife, Pernambuco, João Vasconcelos Sobrinho é um dos brasileiros que despertou e continua despertando em muitos o sentimento de cuidado e amor ao meio ambiente.

Parque Nacional Serra da Capivara (PI) Foto: Eraldo Peres

Responsável pela fundação da Universidade Federal Rural de Pernambuco, da Estação Ecológica de Tapacurá, da Associação Pernambucana de Defesa do Ambiente, pelos primeiros estudos da Reserva Biológica de Serra Negra* e do Parque Estadual Dois Irmãos*, à época conhecido ainda como “Horto”, unidade que dirigiu por muito tempo.

http://panoramacultural.com.br/joao-vasconcelos-sobrinho/?fbclid=IwAR0seOL6U0yVMkLhfq_gOloRVj5nAbijFUlDMYTIrnP8jzBzP7SJw57UBw4
Vasconcelos Sobrinho teve um Centro de Educação Ambiental erguido em sua homenagem no Zoológico do Recife.

Reconhecido em todo Brasil e na América Latina, atuou como diretor do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF) e do Centro Pernambucano da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza.


Escreveu diversas obras, todas voltadas à ecologia e conservação dos recursos naturais, destacando-se o “Dicionário de termos técnicos de botânica (2.ed., 1945)”; “As regiões naturais de Pernambuco, o meio e a civilização (1949)”. “As regiões naturais do Nordeste, o meio e a civilização (1970)”; Ciência, religião sem dogmas (2.ed., 1973)”; “Metodologia para identificação dos processos de desertificação: manual de indicadores (1978)”; “Catecismo da ecologia (1979)”; Processos de desertificação ocorrentes no Nordeste do Brasil: sua gênese e sua contenção (1982).


No ano de 1977, Vasconcelos Sobrinho foi convidado para representar o Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre Desertificação em Nairóbi, Quênia, já que foi um dos primeiros a tratar sobre a desertificação de algumas regiões brasileiras.


Sua data de nascimento veio a ser marcada como o Dia Nacional da Caatinga, devido a seus estudos que desmistificaram a ideia de um bioma miserável e escasso de recursos ambientais, passando a ser visto como um bioma muito rico em fauna e flora.


* O Parque Estadual Dois Irmãos e a Reserva Biológica de Serra Negra estão no livro fotográfico Expedição Pernambuco – O Leão do Norte. Mais informações sobre a Coleção EcoExpedições no menu esquerdo do portal da Panorama Cultural ou no site www.colecaoecoexpedicoes.com.br. Os extras publicados no portal trazem informações e curiosidades das áreas visitadas ao longo do projeto.


Esse artigo foi publicado originalmente em: http://panoramacultural.com.br/ - Data: 18/09/2015

Por: Roseanny Carvalho

Foto: Luiz Netto



310 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page