top of page

AGENDHA realiza segunda etapa do cercamento da Mata da Pororoca Raso da Catarina

A AGENDHA, por meio do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da ESEC Raso da Catarina (PRAD ESEC RC), já instalou 5.000 mil metros do total de 112 hectares, nos quais está sendo desenvolvido este PRAD, na Mata da Pororoca, também conhecida tradicionalmente como a Mata dos Paus Grandes, e seu entorno, visando-se a regeneração natural dos 11 ha desta mata; além da regeneração induzida em 46 ha e ainda a recuperação conduzida em outros 55 ha.


O cercamento da área dos Paus Grandes, localizada no interior da Estação Ecológica Raso da Catarina, é uma medida importante desenvolvida pela AGENDHA, pela intermediação de recurso captado junto ao Fundo de Desenvolvimento Global (GEF Terrestre) que contribui para preservar as condições locais em relação a sua importância na conservação das florestas de caatinga. O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da ESEC Raso da Catarina (PRAD ESEC RC) é executado em parceria com o @funbio_brasil (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Ministério do Meio Ambiente – Governo Federal.


Dando continuidade à obra, que tem previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2022, já foram instalados um total de 100 Mourões e 1.000 estacas, transportadas na caminhonete do Projeto, para o interior da ESEC RC. As madeiras de eucalipto foram tratadas com intuito de prevenir o seu apodrecimento no solo.


Em novembro de 2021, foram finalizados o cercamento dos 112 hectares, está ação resulta na conservação ambiental, proteção do solo, além de prevenir a ocorrência de ação de degradação associados ao uso inadequado dessas áreas. O planejamento desta atividade, aconteceu em diálogo participativo com o Analista Ambiental, Osmar Borges e seis Brigadistas da ESEC RC/ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), juntamente com cinco trabalhadoras/es da Equipe da AGENDHA e de três trabalhadores contratados temporariamente para esta atividade. Foram introduzidos dois mourões de cabeceira de um dos três "colchetes" para permitir o acesso de gestores e brigadistas da ESEC RC/ICMBio; da Equipe da AGENDHA; de Pesquisadoras/es e de visitantes convidados.


A realização das atividades deste PRAD ESEC RC, tem a parceria institucional da AGENDHA com a @onetreeplanted (Uma Árvore Plantada), para a produção, o repasse e o plantio de mudas da sociobiodiversidade no interior e no entorno da ESEC. Além do importante apoio da @diocesepauloafonso (Diocese de Paulo Afonso), que disponibilizou a área onde está instalada a estufa/viveiro, que possibilita a produção anual de 200 mil mudas da biodiversidade local e da Agrobiodiversidade de Povos e de Comunidades Tradicionais, Extrativistas e da Agricultura Familiar.


Etapas do Cercamento


Lateral leste da área da Mata da Pororoca ou Mata dos Paus Grandes, antes do início da construção da cerca.



Início da construção da cerca da lateral leste, na área da Mata da Pororoca.



Os dois mourões de cabeceira de um dos três "colchetes" para permitir o acesso de gestores e brigadistas da ESEC RA/ICMBio; da Equipe da AGENDHA; de Pesquisadoras/es e de visitantes convidados.


Início da construção da cerca da lateral leste, no sentido da lateral norte, no qual há a formação de Caatinga, visando a Regeneração Induzida e a Recuperação Conduzida.


Escavação para fincar estacas na lateral leste.



Esticando arame na lateral leste.


Terceiro dos quatro arames farpados esticado e sendo pregado na lateral leste.


Terceiro arame farpado sendo pregado na lateral leste, com utilização de bitola de espaçamento entre os quatro arames.


Abertura de picada e aceiro na lateral norte. Os brigadistas fazem a parte de roçar na estrada enquanto vamos fazendo as medições e os buracos para as estacas.



Fincando mourão do canto entre a lateral leste (1.900 metros) e a norte (600 metros).




Segmento da cerca da lateral leste, na área da Mata da Pororoca ou Mata dos Paus Brancos.


Lance de 500 metros da lateral leste, já com os quatro arames farpados afixados, faltando colocar apenas os balancins.



Os primeiros 500 metros, da cerca da lateral leste, a partir do colchete de acesso, da Mata da Pororoca, no sentido sul, onde tem a formação de Cerrado.


Continuação da cerca da lateral leste, no sentido sul.


Texto Bruna Cordeiro

Fotos: Acervo AGENDHA


24 visualizações0 comentário
bottom of page