AGENDHA realiza segunda etapa do cercamento da Mata da Pororoca Raso da Catarina

A AGENDHA, por meio do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da ESEC Raso da Catarina (PRAD ESEC RC), já instalou 5.000 mil metros do total de 112 hectares, nos quais está sendo desenvolvido este PRAD, na Mata da Pororoca, também conhecida tradicionalmente como a Mata dos Paus Grandes, e seu entorno, visando-se a regeneração natural dos 11 ha desta mata; além da regeneração induzida em 46 ha e ainda a recuperação conduzida em outros 55 ha.


O cercamento da área dos Paus Grandes, localizada no interior da Estação Ecológica Raso da Catarina, é uma medida importante desenvolvida pela AGENDHA, pela intermediação de recurso captado junto ao Fundo de Desenvolvimento Global (GEF Terrestre) que contribui para preservar as condições locais em relação a sua importância na conservação das florestas de caatinga. O Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da ESEC Raso da Catarina (PRAD ESEC RC) é executado em parceria com o @funbio_brasil (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Ministério do Meio Ambiente – Governo Federal.


Dando continuidade à obra, que tem previsão de entrega para o primeiro trimestre de 2022, já foram instalados um total de 100 Mourões e 1.000 estacas, transportadas na caminhonete do Projeto, para o interior da ESEC RC. As madeiras de eucalipto foram tratadas com intuito de prevenir o seu apodrecimento no solo.


Em novembro de 2021, foram finalizados o cercamento dos 112 hectares, está ação resulta na conservação ambiental, proteção do solo, além de prevenir a ocorrência de ação de degradação associados ao uso inadequado dessas áreas. O planejamento desta atividade, aconteceu em diálogo participativo com o Analista Ambiental, Osmar Borges e seis Brigadistas da ESEC RC/ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), juntamente com cinco trabalhadoras/es da Equipe da AGENDHA e de três trabalhadores contratados temporariamente para esta atividade. Foram introduzidos dois mourões de cabeceira de um dos três "colchetes" para permitir o acesso de gestores e brigadistas da ESEC RC/ICMBio; da Equipe da AGENDHA; de Pesquisadoras/es e de visitantes convidados.


A realização das atividades deste PRAD ESEC RC, tem a parceria institucional da AGENDHA com a @onetreeplanted (Uma Árvore Plantada), para a produção, o repasse e o plantio de mudas da sociobiodiversidade no interior e no entorno da ESEC. Além do importante apoio da @diocesepauloafonso (Diocese de Paulo Afonso), que disponibilizou a área onde está instalada a estufa/viveiro, que possibilita a produção anual de 200 mil mudas da biodiversidade local e da Agrobiodiversidade de Povos e de Comunidades Tradicionais, Extrativistas e da Agricultura Familiar.


Etapas do Cercamento


Lateral leste da área da Mata da Pororoca ou Mata dos Paus Grandes, antes do início da construção da cerca.