top of page

AGENDHA marca presença no Semiárido Show 2025 com destaque para tecnologias sociais e experiências de convivência com o Semiárido

Entre os dias 26 e 29 de agosto de 2025, a AGENDHA participou da 11ª edição do Semiárido Show, realizada pela Embrapa Semiárido, em Petrolina (PE). Com o tema “Ciência e Inovação para a Inclusão Socioprodutiva”, a feira reafirmou seu papel como um dos maiores eventos de inovação tecnológica voltados para a agricultura familiar do Semiárido brasileiro, reunindo centenas de agricultores e agricultoras, pesquisadores, técnicos, gestores públicos e organizações da sociedade civil.


ree

Gratuita e aberta a todos os públicos, o evento teve como objetivo facilitar o acesso a conhecimentos, informações e tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e instituições parceiras. A programação contou com seminários, oficinas, dias de campo, demonstrações tecnológicas e a Vila da Economia Solidária, além da Feira da Agrobiodiversidade, espaços que valorizaram a inovação e o saber popular.


Projetos da AGENDHA em destaque


A AGENDHA marcou presença por meio de três iniciativas que vêm fortalecendo a agricultura familiar e promovendo a sustentabilidade nos territórios onde atua: os Projetos Cisternas, REDESER e ATER Biomas.


O Projeto Cisternas foi representado pelo coordenador de campo Deivi Santos e pelo técnico Amaury, que participaram de momentos de troca de saberes com famílias beneficiárias convidadas pela AGENDHA. A presença das comunidades no evento reforçou a importância do acesso à água como eixo estruturante da inclusão produtiva e da convivência com o Semiárido.


Já o Projeto REDESER apresentou os resultados alcançados até o momento, com a participação de agricultores como Damião e Mazé, que compartilharam suas experiências e mostraram, na prática, o funcionamento de tecnologias sociais implementadas em áreas como os Barrocais. O projeto também vem se destacando na recuperação de áreas degradadas em assentamentos rurais nos municípios de Piranhas, Delmiro Gouveia e Olho D’Água do Casado, inspirando novas iniciativas e fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade ambiental.


O Projeto ATER Biomas também levou ao evento coordenadores de campo e agricultores familiares dos territórios de Itaparica/BA e Semiárido Nordeste II, que puderam conhecer de perto tecnologias, experiências e práticas alinhadas à proposta da feira. A participação reforçou o papel da assistência técnica e extensão rural na promoção de práticas agroecológicas, inovação social e produção de baixo carbono.


Durante a abertura oficial do evento, foram anunciados lançamentos de novas tecnologias e projetos da Embrapa, como o feijão-comum biofortificado BRS FC409 e os projetos Sal da Terra e Sara, voltados à dessalinização e ao reuso de água. Ao longo dos quatro dias, o público pôde acompanhar mais de 90 capacitações e palestras, além da demonstração de cerca de 100 tecnologias voltadas para a convivência com o Semiárido.


Segundo Lúcia Helena Kill, chefe-geral da Embrapa Semiárido, “o Semiárido Show é uma oportunidade valiosa para compartilharmos conhecimentos, experiências e fortalecer nossas redes de parcerias”.


Parcerias que fortalecem o Semiárido


O evento foi uma realização da Embrapa, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e Governo Federal, em parceria com o IRPAA, e contou com patrocínio do MDS, MDAF, MCTI, BNDES, Banco do Nordeste, Sudene, Conab, Banco do Brasil e Governo da Bahia.

 
 
 

Comentários


logo parceiros geral AGENDHA.png
bottom of page