top of page

Dia da Caatinga: AGENDHA faz doação de mudas para recomposição florestal do Povo Atikum de Rodelas

Atualizado: 27 de abr. de 2021

Em consonância com as políticas públicas de combate ao desmatamento e pela recuperação de áreas degradadas, a AGENDHA entende o quanto é importante se estabelecer uma intervenção construtiva para o repovoamento florestal e o combate ao desmatamento, assim, assegurar a manutenção da fauna e flora do Bioma Caatinga.

Fotos: Acervo AGENDHA

A formação de novas áreas em processo de desertificação, em decorrência da alta desidratação dos solos ocasionada pelo elevado índice de evaporação, tem agravado os problemas ambientais no Bioma Caatinga. O desmatamento da vegetação intensifica o processo de desertificação, tendo em vista que deixa os microrganismos dos solos expostos a luz direta, ao calor e outras intempéries, além de torná-los mais propensos a erosão e salinização.


Porém, as lutas dos movimentos sociais e organizações da sociedade civil levou a elaboração de documentos que visam a proteção e as boas práticas de repovoamento florestal nesse Bioma historicamente ameaçado. Destacamos aqui o PPCaatinga (Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Caatinga) e a Avaliação e ações prioritárias para a conservação da biodiversidade da Caatinga (MMA, SBF, 2002), neste último, se recomenda a criação de unidades de conservação, a reclassificação das áreas atuais para ampliar os conceitos de proteção e, diversas outras diretrizes para a diminuição do desmatamento ambiental da região semiárida.


Além de contribuir diretamente com a redução das emissões de carbono, o plantio de árvores visa recuperar áreas degradas na Estação Ecológica Raso da Catarina, além de contribuir para recomposição florestal nas comunidades rurais do seu entorno. As ações da AGENDHA, que se propõem a recuperar paulatinamente áreas degradadas, mesmo que inicialmente, em pequena escala, significará um grande passo para que essa geração e as futuras se comprometam, em plenitude, com a sua importância.


Para honrar esse compromisso, além da incidência nas políticas públicas de combate ao desmatamento, firmamos uma importante parceria com a One Tree Planted, que vai nos ajudar com o plantio de aproximadamente 40 mil árvores. E, iniciamos as atividades, com o recebimento de 300 mudas doadas pelo Viveiro Xingó, que já foram repassados ao Povo Atikum de Rodelas - Aldeia Nova Aliança, em um dia de entrega e plantio.


A One Tree Planted é uma organização sem fins lucrativos com consciência ambiental que fornece a indivíduos, empresas e organizações, a capacidade de apoiar facilmente iniciativas de plantio de árvores em todo o mundo. Selecionou cuidadosamente organizações de reflorestamento em seis regiões: América do Norte, América Latina, África, Ásia, Europa e Pacífico. Entre estas instituições, está a AGENDHA.


A equipe responsável por essa ação é composta por: Maciel Silva (Coordenador Técnico), Carlos Magno (Engenheiro Florestal), José Lima (Técnico de Campo) e Amaury Gomes (Agente Comunitário Rural – Aldeia Atikum Nova Aliança).


Siga nossas redes sociais, compartilhe e deixe aqui sua expectativa!


Texto: Bruna Cordeiro - Ascom AGENDHA


Para saber mais, acesse nossa rede:

74 visualizações0 comentário
bottom of page