A importância de Beneficiar Sementes

O beneficiamento de sementes é o tratamento dado as sementes coletadas com o intuito de facilitar os cuidados no viveiro. É uma da etapa imprescindível da coleta e armazenamento de sementes e, permite maior capacidade de germinação na etapa de produção das mudas, como também a diminuição de volume no armazenamento.


O método utilizado pela AGENDHA, no Viveiro de Plantas da Sociobiodiversidade, varia de acordo com cada fruto e tipo de semente e, inclui a limpeza cuidadosa com vistas a proteger a semente contra fungos, insetos e outros animais. Os frutos são colhidos ainda com as sementes dentro da casca, colocados em local sombreado até a abertura da semente, de onde são retiradas e encaminhadas para o beneficiamento.


Para o beneficiamento são seguidas as etapas de: exclusão de folhas e galhos misturados; Seleção cuidadosa das sementes em bom estado; Separação de sementes danificadas, furadas, mofadas ou murchas. A atividade foram coordenadora pela Técnica de Campo Denise, juntamente com os Estagiários Érika e Lucas.


Esta ação faz parte das atividades do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da ESEC Raso da Catarina (PRAD ESEC RC) e, conta com a parceria institucional da @onetreeplanted (Uma Árvore Plantada), para a produção, o repasse e o plantio das mudas produzidas no interior e no entorno da ESEC.


O apoio da @diocesepauloafonso (Diocese de Paulo Afonso), que disponibilizou a área onde está instalada a estufa/viveiro, que possibilita a produção anual de 200 mil mudas da biodiversidade local e da Agrobiodiversidade de Povos e de Comunidades Tradicionais, Extrativistas e da Agricultura Familiar.


O Projeto PRAD ESEC RC é executado em parceria com o @funbio_brasil (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade), o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Ministério do Meio Ambiente – Governo Federal.