Renovando as energias com a colheita do Umbu

É chegado o tempo de colher umbu, é nessa época que a cultura nordestina se manifesta em diversos eventos com intuito de valorizar e fortalecer o umbu e seus derivados. Símbolo de resistência, essa árvore só cresce na caatinga, uma paisagem exclusivamente brasileira.


A Feira do Umbu, está em sua 11ª Edição e, devido a sindemia por COVID-19, este ano, o evento será totalmente virtual, com transmissão completa pelo site: https://feiradoumbu.com.br/. O umbu é fruto simbólico da cultura sertaneja, consumida in natura ou como doce, geleia, compota, suco e, mais recentemente, cerveja. A colheita é aguardada por diversas comunidades, extrair o fruto dessa planta única no planeta, representa a sobrevivência para muitas famílias agricultoras.


Realizada com iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Senhor do Bonfim, a feira conta com uma rede de parceiros, como Governo do Estado, por meio da CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional/Pró-Semiárido e da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural), possui cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).


Com o tema: UMBUZEIRO, SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA E SABEDORIA DO SERTÃO, e evento será realizado dias 11 e 12 de março e, possui uma programação diversa, com seminários temáticos, palestras, trilhas, shows e exposição de produtos. Com o objetivo de firmar um canal de comercialização para os produtos da agricultura familiar que possa fazer envios para além do Território Itapicuru. Dessa forma, diminuir o impacto da pandemia na geração de renda de produtores e produtoras rurais do semiárido.


Além da programação aberta, a loja virtual da feira, que está reunindo grande variedade de produtos, está dividida em três categorias: Produtos do Umbu, Agricultura Familiar e Artesanato. O sistema vai colocar o consumidor para dialogar com o produtor/a utilizando o aplicativo whatzap e finalizando a compra no conforto e segurança de sua própria casa.


Texto: Bruna Cordeiro - ASCOM AGENDHA

11 visualizações0 comentário