top of page

Projeto ESEC Raso da Catarina: Escarificação de Semente




A escarificarão das sementes é um método de quebra de dormência que facilita a absorção de água, no processo de germinação das plantas. Com o apoio do programa de estágio da AGENDHA, você pode conhecer todas as etapas que envolve o trabalho de produção de mudas do viveiro para o reflorestamento da Estação Ecológica Raso da Catarina.


Contando com uma equipe técnica especializada, o projeto tem realizado o trabalho de beneficiamento das sementes coletadas no núcleo: Sítio do Lúcio, em Paulo Afonso, na Mata da Pororoca, dentro da Estação e, em diversas localidades circunvizinhas, com intuito de manter a memória genética da planta. Ao chegarem da coleta, as sementes passam pelas etapas da limpeza, identificação e armazenamento, para seguir a sementeira.


Esta ação faz parte das atividades do Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas da ESEC Raso da Catarina (PRAD ESEC RC) e, conta com a parceria institucional da @onetreeplanted (Uma Árvore Plantada), para a produção, o repasse e o plantio das mudas produzidas no interior e no entorno da ESEC.


O apoio da @diocesepauloafonso (Diocese de Paulo Afonso), com a disponibilidade da área onde está instalada a estufa/viveiro, que possibilita a produção anual de 200 mil mudas da biodiversidade local e da Agrobiodiversidade de Povos e de Comunidades Tradicionais, Extrativistas e da Agricultura Familiar. O Projeto PRAD ESEC RC é executado em parceria com o @funbio_brasil (Fundo Brasileiro para a Biodiversidade) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento.




24 visualizações0 comentário
bottom of page