Jeremoabo BA: AGENDHA realizou Seminário Macro Territorial de Monitoramento e Avaliação - ATER Biomas
- Bruna Cordeiro - ASCOM
- 6 de out.
- 2 min de leitura
A AGENDHA, no âmbito da Chamada Pública de ATER SDR BAHIATER nº 035/2002 – ATER Biomas – CA 24, do Governo do Estado da Bahia, vem desenvolvendo um trabalho essencial de Assessoria Técnica e Extensão Rural pública e gratuita, fortalecendo a estruturação produtiva e a articulação de políticas públicas em 540 Unidades Produtivas Familiares no Território Semiárido Nordeste II.

Nos dias 01 e 02 de outubro, no auditório da antiga Faculdade AGES, em Jeremoabo BA, foi realizado o Seminário Macroterritorial de Monitoramento e Avaliação do Projeto, com a presença dos beneficiários, lideranças comunitárias e instruções parceiras da assistência técnica e extensão rural dos núcleos atendidos nos quatros municípios focos, Jeremoabo, Pedro Alexandre, Santa Brígida e Coronel João Sá, como também representações das Secretarias de Agriculturas dos municípios envolvidos.
No primeiro dia, ocorreu a apresentação das ações realizadas com os beneficiários ao longo desses dois anos de execução do projeto, com apresentação dos resultados já alcançados nas suas comunidades, elencando as oportunidades e desafios ainda a serem superados, norteando as ações da ATER daqui por diante.
No segundo dia, aconteceu a apresentação da ADAB, representada pelo fiscal agropecuário e educador sanitário, Noure Cruz, que fez uma palestra voltada a educação sanitária, visando a qualificação dos produtos produzidos pelos beneficiários do projeto, com destaque para o processo de certificação do ovo que vem sendo produzido pelos beneficiários do projeto e que acessam os mercados locais e institucionais.
Também participou o Banco do Nordeste, representada por Aline, coordenadora do posto do Agroamigo em Jeremoabo e Jocival, Agente de crédito do programa, que apresentaram a nova estratégia do BNB em Jeremoabo, destacando linhas de crédito como o Pronaf Agroecologia e Pronaf – Sol, ambos com taxas de específicas principalmente para clientes mulheres.
Por fim, foi construído um plano norteador das ações da assistência técnica - calendário de feiras agroecológicos, estratégias de acesso as políticas públicas com destaque para PNAE e PAA.
Essa matéria foi publicada originalmente em: 05/10/2025, acesse pelo link: https://www.jeremoabo.com.br/noticia/100484/jeremoabo-ba-aghenda-realizou-seminario-macro-territorial-de-monitoramento-e-avaliacao-ater-biomas
Comentários