Feira livre de Paulo Afonso ganha reforço com a chegada de barracas padronizadas

A população do município de Paulo Afonso, no Sertão baiano, passará a contar com uma Feira Livre mais estruturada. Esta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) entregou 200 barracas de feira padronizadas e 200 kits feirantes. Os equipamentos foram destinados, por meio da Campanha Viva Feira & Feira Segura, desenvolvida pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à SDR.




A campanha visa a adequação de espaços e das condições para a comercialização de alimentos, permitindo a regularidade do abastecimento para os centros urbanos e garantindo renda para as famílias agricultoras. Os kits feirantes contêm máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto que explica os cuidados que os feirantes devem ter ao participarem das feiras livres.


“Paulo Afonso é um importante polo de comercialização de produtos agrícolas e comerciais de todos os ramos, sobretudo da agricultura familiar e a SDR tem o interesse em potencializar isso, pois sabemos que quanto mais tiver espaços de comercialização, mais condições as famílias terão de produzir. Estamos ordenando as feiras e criando espaços de comercialização seguros para a agricultura familiar, permitindo que tanto o feirante quanto o comprador tenham condições de estar em espaço preservado de contaminações”, destacou Josias Gomes, secretário de Desenvolvimento Rural.


De acordo com o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, de Paulo Afonso, Paulo Antônio Rangel de Lima, mais conhecido como Nino Rangel, a aquisição dessas barracas tem como objetivo a modernização e melhoria das condições de comercialização e higiene das feiras do ‘Peixe’ e ‘Feirinha’: “As barracas serão distribuídas a partir de um planejamento prévio, realizado pela secretaria, onde foram definidos critérios de escolha dos feirantes que serão beneficiários”.


Maria Aparecida, que trabalha na feira há vinte anos, já comemora as melhorias que estão sendo realizadas no espaço de comercialização: “Vamos ter a cobertura, o espaço vai ficar organizado e vamos ter condições de ter ainda mais higienização nas barracas”.

Por meio da campanha Viva Feira & Feira Segura já foram atendidos cerca de 80 municípios, com a doação de mais de 4.583 barracas de feira livre, superando a meta inicial proposta pela CAR/SDR. Além disso, mais de 350 municípios já foram contemplados com 14.493 kits feirantes.


A ação conta com a parceria do Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), por meio Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), responsável pelo treinamento dos(as) feirantes, para oferecer os instrumentos e conhecimentos técnicos necessários à manutenção do funcionamento das feiras livres dos municípios baianos. O treinamento já foi realizado em 44 municípios, para 1.527 feirantes. Outros nove municípios já estão com o treinamento agendado.


A campanha Viva Feira & Feira Segura atende a municípios que figuram nas primeiras 50 posições com maior incidência de contágio por habitante, utilizando como fonte o Boletim Quinzenal Epidemiológico da Covid-19, elaborado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).


Foto da Barraca: Fernando Vivas/GOVBA