top of page

Prefeitura e AGENDHA fortalecem parceria para o meio rural

Publicado no dia: 22-02-2017 | Crédito: ASCOM Prefeitura de Paulo Afonso



94 barreiros trincheiras, 96 cisternas de produção com capacidade de 52 mil litros, 116 quintais produtivos agroecológicos e outras atividades, como as Feiras Agroecológicas e ações afirmativas para as mulheres, em especial do meio rural que já vem realizando com a Secretária Ana Clara Moreira, através da SEDES.

Embora a AGENDHA nunca tenha firmado qualquer projeto financeiro com a Prefeitura, sempre desenvolveu trabalhos em conjunto, e nesse sentido, a instituição veio reafirmar a parceria. De Contrapartida o Prefeito, atendeu aos seguintes pleitos:

  • Por conta do longo período de seca, as cisternas que já tiveram água da chuva, secaram, e para evitar rachaduras o prefeito vai colocar água para segurança da cisterna. Para tanto a AGENDHA entregou a Lista de todas as famílias que receberam estes reservatórios;

  • Analisar a proposta da AGENDHA de incluir no Mercado Municipal, a feira permanente de agroecologia, nas sextas e sábados. A AGENDHA já dispõe das barracas cedidas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e também contribuirá com a aquisição do Selo da Agricultura Familiar para os feirantes que produzirem sem agrotóxico;

  • Encaminhará a Câmara de Vereadores a revalidação do Título de Utilidade Pública Municipal da AGENDHA;

  • Que a instituição e o Secretário de Agricultura, Jandirson Campos Torres, construirão agendas comuns que venham contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar no município;

  • Com a Secretaria de Desenvolvimento Social, manter e intensificar as parcerias que já desenvolvem conjuntamente, em especial para as agricultoras familiares.


O secretário de Educação, Severino Alves de Oliveira Lima, também presente, agendou uma pauta de trabalho incluindo agricultura familiar na alimentação escolar, educação ambiental e outras parcerias possíveis.


Os representantes da AGENDHA, ONG que ao longo de 14 anos de atuação já desenvolveu vários projetos publicamente conhecidos de âmbito local e até internacional, consideraram a audiência bastante produtiva, na qual os principais beneficiados serão as famílias agricultoras do município, principalmente neste momento de seca que atinge a produção e os criatórios no meio rural.


10 visualizações0 comentário
bottom of page