top of page

A AGENDHA leva o Território de Itaparica para a FEBAFES 2018

 

Uma amostra da diversidade do interior baiano em Salvador


Começa, neste sábado (24), a maior feira de agricultura familiar do Brasil. A partir das 15h, o público visitante poderá conferir a diversidade da produção de 270 empreendimentos baianos, entre cooperativas e associações de todo o estado. Estarão disponíveis para a comercializarão mais de dois mil produtos nos Armazéns da Agricultura Familiar, durante a 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro). A abertura oficial da Feira acontecerá neste domingo (25), às 16h.

Já no primeiro dia, os visitantes poderão conhecer as novidades desta edição, entre elas a Cerveja de Licuri, Iogurte de Café, Picolés de Frutas do Cerrado, Queijos de Leite de Cabra defumado e ao vinho, Banana Chips e Flocão de Milho não transgênico, além de uma Cafeteria e uma Chocolateria. A partir das 18h, o evento contará com uma programação cultural, com muita música típica do interior baiano.

Neste domingo, a partir das 8h, será aberta a programação técnica com o III Encontro Estadual de Mulheres Rurais, que reunirá 200 mulheres agricultoras familiares, assentadas, marisqueiras, quilombolas, indígenas, beneficiárias de créditos rurais, ribeirinhas, representantes de organizações sociais e políticas e de diversas entidades do setor.

Nesta edição, a feira traz como tema a Mulher Rural, que vem dando cara e forma para um rural mais humano, inclusivo e produtivo. Durante os nove dias, além dos lançamentos, serão comercializados uma diversidade de produtos como doces, geleias, mel, pólen, dendê, cerveja artesanal, chope, cachaça artesanal, café, polpas de frutas, cortes de caprinos e ovinos, pescados, castanhas, temperos, frutas desidratadas, hortifrúti in natura, derivados da mandioca, do licuri, do milho, do umbu, do leite, do cacau, da cana, couro, e artesanatos, entre outros.

A feira, que segue até 02 de dezembro, conta também com uma Praça Gastronômica, com culinária trabalhada pela agricultura familiar de 22 regiões da Bahia; Cozinha Show: Sabores e Saberes da Agricultura Familiar, onde chefs de cozinhas renomados e agricultores familiares farão um interação entre a gastronomia e a origem dos alimentos; seminários; oficinas; simpósios; workshops; reuniões técnicas e muito mais. É um pedaço do interior da Bahia na capital.

A iniciativa é promovida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).

15 visualizações0 comentário
bottom of page