AGENDHA com apoio da CAR e BAHIATER, contribuiu para investimentos socioambientais de R$ 350.000,00

A AGENDHA enquanto Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER, do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS (Bahia Produtiva) e do BAHIATER, realizou capacitação, mobilizou Organizações Socioprodutivas e contribuiu com a elaboração da Manifestação de Interesse para o Edital Emergencial de Chamada Pública CAR nº 015/2020, que teve por objetivo a seleção de Subprojetos Socioambientais, voltados para a Segurança Alimentar e Nutricional, com vistas a ampliar a oferta de alimentos básicos, sobretudo hortaliças, frutas, raízes e tubérculos, diante da redução do cultivo causado pela pandemia do Coronavírus (Covid-19).

Por Valda Aroucha - Em: 22/07/2020




Ao todo foram cinco Subprojetos Socioambientais aprovados no Território Itaparica: (1) Associação Agropecuária e Artesanal do Município de Abaré – FLORIMEL; (2) Associação dos Pequenos Agricultores Rurais do Riacho da Jurema do município de Chorrochó; (3) Associação Comunitária dos Produtores Rurais da Comunidade Cunanã de Macururé e duas do município de Paulo Afonso (4) Associação de Desenvolvimento dos Pequenos Produtores Rurais do Sitio do Lúcio e (5) Associação Comunitária de Campos Novos. No Território Semiárido Nordeste II, as duas aprovadas com apoio da AGENDHA foram do município de Jeremoabo: (1) Associação dos Produtores Rurais do Povoado Baixão de Cima e (2) Associação Comunitária do Rompe Gibão.


Para Natércia Maria de Souza Pereira, suplente do Conselho Fiscal da Associação Agropecuária e Artesanal do Município de Abaré – FLORIMEL “Recebemos com muita felicidade a notícia que fomos selecionados no edital do Governo do Estado, uma felicidade que não tem como explicar. A parceria da AGENDHA foi fundamental para chegar nesse objetivo, porque seu corpo técnico é muito competente e comprometido. Agradecemos a Deus por mais essa vitória.”


E para Ivaneide Inês Ferreira da Silva, Tesoureira da Associação do Sítio do Lúcio “Nós estamos comemorando o resultado Final do edital emergencial da CAR. Estávamos na expectativa aguardando e graças a Deus conseguimos ficar na final. Esse projeto irá nos ajudar bastante a desenvolver os nossos trabalhos aqui nesse período de pandemia. Tem sido algo muito maravilhoso na nossa vida, pra que agente venha desenvolver melhor os trabalhos”.


Para a fundadora da AGENDHA e também coordenadora do Território Itaparica, “o apoio da CAR e da BAHIATER/SDR, ou seja, do Governo do Estado da Bahia, para as Associações da Agricultura Familiar Agroecológica, chega em boa hora, pois a pandemia do covid 19 afeta a sustentabilidade do meio rural e este projeto de fomento e não reembolsável, vai estimular a produção para a segurança alimentar e nutricional das famílias e com certeza ter mais excedente para a comercialização nos mercados locais, gerando renda e bem viver no campo, além de garantir a produção de alimentos saudáveis para os consumidores da cidade. Enfim contribuindo para a saúde do população do campo e da cidade, assim como para o meio ambiente, tão essencial para aumentar a imunidade das pessoas e minimizar as consequências do coronavírus.”


Com contrapartidas não financeiras, para não endividar as Organizações Socioprodutivas, o apoio financeiro da CAR é de R$ 50.000,00 para cada Associação, que deverá abrir conta específica em agência bancária e gerir em conformidade com as leis vigentes.


Através do BAHIATER a AGENDHA desenvolverá assistência técnica agroecológica para as famílias dessas Associações.


Para saber mais acesse o site da CAR - http://www.car.ba.gov.br


7 visualizações