top of page

A AGENDHA inicia ciclo de formação técnica com associações do Mais Gestão Paraíba

A AGENDHA está em fase de retomada do Projeto Mais Gestão Paraíba, depois de um curto período de planejamento metodológico, os trabalhos de visitas técnicas e diagnósticos estão sendo realizados, seguindo os devidos protocolos de proteção. Com o objetivo de qualificar a gestão administrativa, o Projeto Mais Gestão Paraíba, vai ampliar a comercialização e inserção de Produtos da Agricultura Familiar para os mercados institucionais, como o PAA: Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE: Programa Nacional de Alimentação Escolar, são 18 cooperativas selecionadas na região de Patos, Paraíba. A execução do Projeto é da AGENDHA, em parceria com a ANATER (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Governo Federal.


Foto: Juliana - Técnica de Campos - Mais Gestão/PB

A Realização do Diagnóstico Socioambiental da Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas da Paraíba, aconteceu no Sítio Santo Antônio/Alagoa Nova/PB.


Hoje revisamos nossa evolução do T0 (início da assessoria 2019) e o T2 (Assessoria 2020), é muito bom acompanha a evolução que tivemos, e esperamos evoluir mais com essa retomada. Obrigado a Agendha pela parceria, está sendo muito bom pra nós essa assessoria técnica da @agendha_ong/@anaterorg, Obrigada.” Coordenadora Geral - Vanderléia Galdino dos Santos.

A ACAJAMAN PB foi fundada em janeiro de 2009, como AJA (Associação de Jovens Ambientalistas) da ideia de um grupo de amigos que faziam parte do Projeto Casa Familiar Rural Santo Antônio e tinha como objetivo trabalhar políticas públicas para a Juventude Rural com melhorias e incentivo à agricultura familiar sustentável, mantendo os jovens no campo com renda e qualidade de vida.


Em 2010, a entidade cria um polo no Bairro de Nossa Senhora Aparecida passa a denominar-se como ACAJMAN (Associação Cultural e Agrícola dos Jovens do Município de Alagoa Nova) e inicia um trabalho voltado para jovens urbanos com incentivo à cultura, criação de grupos culturais e um trabalho social com crianças carentes.


Em 2012 tem uma nova mudança, o retorno do ambientalista para seu nome passando-se a denominando ACAJAMAN (Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas de Alagoa Nova-PB) tendo como objetivo o resgate e o incentivo à cultura local, preservação Ambiental, a busca de melhorias para a Agricultura Familiar, combate ao êxodo da juventude através da capacitação dos jovens. Além de continuar com as atividades de valorização e acesso ao esporte, ao turismo como fonte de renda e lazer e a busca do desenvolvimento espiritual.


Em 04 de abril de 2016, a entidade se constitui formalmente como associação estadual denominando-se ACAJAMAN-PB (Associação Cultural e Agrícola dos Jovens Ambientalistas da Paraíba) e passa a ser regida por um novo estatuto Social. Para conhecer esse trabalho, acesse: https://www.instagram.com/acajamanpb/ e https://acajaman-pb.blogspot.com/p/sobre-nos.html


Por: Bruna Cordeiro - AGENDHA

13 visualizações0 comentário
bottom of page