top of page

Fórum Social das Américas para Migração 2020: Emigrar em tempos de novas xenofobias e velho racismo

O Fórum Social Mundial sobre Migração (FSMM) é um encontro mundial do qual participam organizações sociais e redes de movimentos sociais, compartilhando experiências, estudos, denúncias e propostas sobre migrações no mundo. É um Fórum plural e diversificado, não governamental, não político-partidário.

O Fórum Social das Américas sobre Migração (Montevidéu, Uruguai) e o Fórum Social Europeu sobre Migração (Lisboa, Portugal), que acontecerá entre os meses de setembro e outubro, são atividades anteriores ao 9º Fórum Social Mundial sobre Migração a ser realizado na África do Norte em 2021.


O nascimento do Fórum Social Mundial sobre Migração (FSMM) ocorreu em 2004 no marco do Fórum Social Mundial realizado em Porto Alegre. Começando com a frase "Outro mundo é possível!" e a necessidade de uma articulação social descentralizada e independente baseada nos princípios da diversidade e da horizontalidade.


Estão abertas as inscrições para as atividades de grupos, organizações da sociedade civil, redes sindicais internacionais, regionais, locais, tomadores de decisão de políticas públicas, instituições educacionais, organizações internacionais e várias pessoas que trabalham para promover os direitos humanos. durante os meses de julho a outubro.


Como você pode participar:

  • Faça parte do Comitê Local que possui diferentes comissões: Programação, economia, cultura e documentação.

  • Apoie a reunião de financiamento em diferentes áreas.

  • Proponha atividades de encontro de acordo com os eixos temáticos para o Fórum de outubro.

  • Entre como voluntário nas etapas preparatórias e durante o Fórum. Para se inscrever, clique aqui:

  • Inscreva-se nas atividades prévias e no Fórum até 15 de setembro. Para se inscrever, clique aqui:


PROGRAMAÇÃO

ATIVIDADES PRÉVIAS - 19 horas (Montevidéu)


6 de agosto - Apresentação dos eixos

3 de setembro - Atividades prévias


eixo 1 | Migração laboral e trabalho decente

eixo 2 | Migrações climáticas

eixo 3 | Migração e gênero


13 de agosto - Apresentação dos eixos


10 de setembro - Atividades prévias

eixo 4 | Migração e direito à cidade

eixo 5 | Migração e interseccionalidade

eixo 6 | Saúde, crise de saúde e migração


Para saber mais sobre os Eixos Temáticos: Clique Aqui


Fórum de 22 a 25 de outubro

Atividades autogestionadas por eixo temático: https://fsam.uy/migracion-laboral/


DINÂMICA DAS REUNIÕES DE AGOSTO

19.00. Apresentação geral do FSAM.

19.10 Divisão em eixos de trabalho.


PRIMEIRO MOMENTO: Apresentação de cada eixo facilitada pelas organizações sociais do Comitê Organizador Internacional com os principais debates, os núcleos problemáticos e as questões centrais do eixo.


SEGUNDO MOMENTO: Intercâmbio entre participantes, grupos, representantes de organizações (pessoas previamente cadastradas no site, com acesso ao Zoom).



EIXO 2: MIGRAÇÕES CLIMÁTICAS: AQUECIMENTO GLOBAL E IMPACTOS AMBIENTAIS


Vai refletir sobre: ​​As consequências das negociações climáticas sobre a mobilidade humana, os migrantes e seus direitos sobre os territórios; os usos das várias fontes de energia e suas consequências nas populações; as relações entre os tipos de deslocamento e a qualidade de vida das populações; descentralização energética e benefícios para as populações em geral e para os migrantes em particular; explorações das relações entre crises alimentares, crises de água e mobilidade humana; as consequências migratórias com falsas soluções como organismos geneticamente modificados, biologia sintética, agrocombustíveis e geoengenharia; a abordagem de “segurança climática” e seus perigos para a democracia, a paz e os direitos dos migrantes; os benefícios dos paradigmas “Direitos da Natureza” e “Bem Viver” na mobilidade humana, entre outros


Estarão juntos Ronja Winkhardt Enz (Mestranda em Geografia de Risco Ambiental e Segurança Humana pela Universidade das Nações Unidas (UNU), Bonn, Alemanhã e Amado Insfran Ortiz - Engenheiro em Ecologia Humana, Professor da Universidade Nacional de Assunção, San Lorenzo, Paraguai.


O painel terá como Mediadores: Edvalda Aroucha (AGENDHA); Zenaida Lauda (RESAMA) e Carolina Alencar (Luminar - UNIFESP)


Texto traduzido por Bruna Cordeiro - AGENDHA

Texto original no site: ttps://fsam.uy/presentacion/




21 visualizações0 comentário
bottom of page