top of page

Projeto Grasnando pelos Licuris inicia encontros de mobilização e parceiros locais

Em um esforço conjunto para promover a conservação dos licurizais e a preservação da arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) as organizações AGENDHA e Animalia estiveram reunidas ontem, dia 26 de fevereiro de 2024, com a Secretaria Municipais de Educação e a Coordenadoria de Turismo de Glória/BA.





O encontro teve como objetivo apresentar os dois projetos que fazem parte do Programa de Educação Ambiental: Soluções sustentáveis para convívio da arara-azul-de-lear com a rede elétrica. Na oportunidade, a Secretária de Educação, Deusângela Bacelar, e o Coordenador de Turismo do município, Eid Kentenich Alves de Vasconcelos, estiveram presentes, demonstrando o apoio institucional às iniciativas. A equipe também se reuniu com o Secretario de Agricultura e Meio Ambiente: José Gilvan Alves Lisboa, que ratificou a importância da parceria.





Os projetos apresentados, intitulados "Grasnando pelos Licuris – Educação Agroecológica para Preservação das Araras e Conservação dos seus Ecossistemas" e "Ligados na Conservação", têm como objetivo central desenvolver atividades de educação agroecológica e ambiental em colaboração com os professores, coordenadores, força policial, corpo de bombeiro e comunidade em geral. As ações abrangem quatro municípios: Paulo Afonso, Glória, Jeremoabo e Santa Brígida.


O projeto da AGENDHA concentra-se na conservação dos licurizais, que desempenham um papel vital como principal fonte de alimento para essas aves tão ameaçadas. A proposta envolve o diálogo com escolas e lideranças comunitárias e, tem o intuito de implementar práticas sustentáveis e ecoeficientes para mitigar os impactos da rede elétrica no convívio da arara-azul-de-lear em seu habitat natural.


Ambas as organizações expressaram otimismo em relação ao sucesso dessas iniciativas e a importância de envolver a comunidade local e as autoridades municipais para alcançar os objetivos de conservação e preservação ambiental.


“As reuniões com as secretarias de Educação, Turismo e Agricultura de Glória foram bem importantes para o início do projeto. Ambas se mostraram interessadas em implementar uma agenda voltada para educação ambiental e sensível ao tema da preservação da arara-azul-de-lear no município”, afirmou Lívia Murari (AGENDHA)

15 visualizações0 comentário
bottom of page