top of page

Implementação da Educação Agroecológica em Jeremoabo: AGENDHA e Animallia unem esforços em Oficina para Profissionais de Educação

A AGENDHA e a Animallia promovem encontro com professores da rede pública de Jeremoabo sobre Educação Agroecológica voltada a preservação das araras-azuis-de-lear e os licurizais.



As redes elétricas representam um perigo real para as araras e outros animais silvestres, e é essencial encontrar soluções para mitigar esse impacto, como a instalação de dispositivos de segurança e a conscientização da população local.

 

Os conflitos com os agricultores também exigem abordagens delicadas e colaborativas. Educar sobre a importância dos licurizais para as araras, bem como explorar alternativas agrícolas que possam coexistir com essas aves, são passos fundamentais para reduzir os conflitos e promover a conservação.

 

Uma outra ameaça são implantação de usinas eólicas, que podem causar impactos irreversíveis a um bicho tão emblemático como é o caso das araras-azuis-de-lear, que habitam e se reproduz, única e exclusivamente no semiárido brasileiro.

 

Amanhã, dia 12 de abril, profissionais de educação local se reunirão para participar de uma oficina focada no tema Educação Agroecológica para conservação das araras-azuis-de-lear e os licurizais. A oficina faz parte das primeiras atividades do Projeto Grasnando pelos Licuris no município de Jeremoabo. 

 

Eventos como esse não apenas destacam os desafios enfrentados pela vida selvagem, mas também promovem a colaboração entre diferentes setores da sociedade em busca de soluções inovadoras e sustentáveis. Essa união de esforços é fundamental para garantir um futuro onde a Arara-Azul-de-Lear e seus habitats naturais possam prosperar.


*Sobre o Projeto – Com o envolvimento dos municípios de Jeremoabo, Glória, Paulo Afonso e Santa Brígida, esse projeto vai promover ações educativas junto a diversos segmentos e entidades da sociedade civil, por meio de oficinas, seminários, encontros, intercâmbios e dia de campo e, que tem como objetivo promover a proteção das araras-azuis-de-lear e a conservação dos licuris e das plantas companheiras nativas. O projeto visa relações socioambientais mais sustentáveis entre as aves, a comunidade local e seus ecossistemas.

 

O Projeto Grasnando pelos Licuris é uma das iniciativas do Programa AZULEAR, realizado em parceria com a Neoenergia e a ANEEL, sob a coordenação do IATI, e com o apoio do Ministério Público Regional Ambiental, das Prefeituras Municipais de Jeremoabo, Glória, Paulo Afonso e Santa Brígida e do OPARÁ Campus Intercultural XXVI.

 

Contato da Assessoria de Imprensa:

Nome: Bruna Graziela Cordeiro dos Santos

Telefone: (75) 99131 - 9110

6 visualizações0 comentário
bottom of page