Diante da pandemia do coronavírus (COVID-19), especialistas reforçam que não existem alimentos próprios para combater a doença, mas é possível dar suporte ao corpo e melhorar nossa imunidade com alimentos facilmente encontrados, principalmente para quem vive na roça.
A nutricionista e diretora da VP-Centro de Nutrição Funcional, Valéria Paschoal, dá exemplo de alimentos que contribuem para aumentar a imunidade: “Temos o licuri, babaçu, dendê, com gorduras boas, o abacate e a beldroega, ricos em Ômega 3. Com proteínas boas, temos a ora-pro-nóbis e a moringa, e quando falamos em vitamina C, importantíssima nesse momento, temos, além da laranja, limão, maracujá, outras fontes como as ramas da cenoura, cebolinha, salsinha”.
Valéria chama atenção também para o aumento da ingestão dos fitoquímicos, que estão presentes na língua de vaca, bredo, jurubeba, caruru, coentro, jaca, umbu e, também, nas cactáceas palma, mandacaru, folhas da batata-doce e toda a abóbora: “Estamos juntos nessa missão de se proteger do coronavírus. É importante que os agricultores familiares utilizem os alimentos que têm no seu quintal”.
No município de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, no quintal da agricultora familiar Lélia de Siqueira é possível encontrar uma diversidade de alimentos ricos em nutrientes e benefícios para a saúde. São plantas, folhas, hortaliças, frutas e verduras. Ela conta que cultiva com carinho uma horta para o consumo do dia a dia: “Tenho aqui ora-pro-nóbis, hortelã, salsa, erva-cidreira, poejo, açafrão, capim santo vick, boldo, muitos temperos e estou aprendendo a usar melhor cada planta”.
A agricultora é uma das beneficiárias do projeto Bahia Produtiva, do Governo do Estado, que está sendo capacitada, por meio do plano de ação de segurança alimentar e nutricional, sobre a importância da alimentação saudável, valorizando os alimentos da biodiversidade e das Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc).
A ação, realizada em parceria com a VP-Centro de Nutrição Funcional, capacitou 80 técnicos de assistência técnica e extensão rural e 176 Agentes Comunitários Rurais (ACRs) sobre a importância da alimentação saudável, valorizando os alimentos da biodiversidade e das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). O grupo está levando os conhecimentos adquiridos aos beneficiários do projeto em todo estado.
Valéria Pascoal observa que as PANC, contêm uma variedade de nutrientes e compostos ativos que vão garantir uma excelente imunidade, neste período de coronavírus.
Bahia Produtiva
O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), fruto da parceria entre o Estado da Bahia e o Banco Mundial, por meio de acordo de empréstimo.
コメント