top of page
BBZ 1.JPG

O Projeto

O Projeto Rural Sustentável Caatinga promove a adoção de tecnologias de agricultura de baixa emissão de carbono (Tecs ABC) no semiárido brasileiro. Trata-se de um conjunto de técnicas que aperfeiçoam atividades produtivas, reorientando-as para a redução das emissões de gases de efeito estufa, a preservação dos recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ambiental enquanto mantém ou ampliam a produção agropecuária de maneira sustentável.

Com as ações nos Municípios de Porto da Folha e Poço Redondo, no Estado de Sergipe, serão beneficiadas 60 famílias de PCTAFs (Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores/as familiares), que centenariamente coletam, plantam e criam de forma tradicional, com a implantação de barragens de base zero; unidades demonstrativas e unidades multiplicadoras.

PRS Caatinga horizontal.png

Por que as tecnologias ABC na Caatinga?

A atividade agropecuária é um setor estratégico para a economia brasileira, movimentando 5,2% do PIB nacional (IBGE, 2019). No entanto, a sua dimensão também se expressa no grande volume de gases de efeito estufa emitidos. Segundo o Banco Mundial (2010), o setor responde por 43% das emissões de gás metano e 67% das emissões de óxido nitroso – principais agentes do aquecimento global. Na perspectiva da redução da vulnerabilidade das populações, dos setores econômicos e da biodiversidade frente às mudanças climáticas, as tecnologias de agricultura de baixo carbono reúnem práticas sustentáveis que aumentam a produtividade agrícola, preservam a vegetação nativa, garantem renda ao produtor e diminuem a emissão de gases de efeito estufa. A sua adoção representa uma oportunidade para atender às demandas atuais e futuras de produção de alimentos, associando atividades produtivas à agenda de sustentabilidade ambiental e social. Além disso, converge com outras temáticas históricas e ainda atuais da Caatinga, como a convivência com o semiárido e seus métodos conservativos e o combate à desertificação.

Área de Atuação

Mapa das comunidades.jpeg

Barragens de Base Zero

Muito comum nas regiões semiáridas, os rios intermitentes são aqueles que desaparecem durante a época seca do ano e, reaparecem quando a chuva cai. 
Essa realidade é um desafio para as famílias de agricultores e agricultoras que dependem da qualidade dos cultivos para comercializar e gerar renda. A Barragem base zero é uma tecnologia social forte aliada das Tecnologias de Baixo Carbono. Trata-se de um sistema composto por um arco de pedras, instalado ao longo de um riacho, geralmente, intermitente. E, tem como objetivo, evitar o fenômeno de desgaste do solo, na medida em que retém os resíduos que seriam arrastados pelas chuvas. O uso das pedras, em formato de arco, serve para conservar a água nos terraços, formando os aluviões, ambientes adequado para produção de alimentos.

 

Notícias

Como Trabalhamos

A implementação de um padrão produtivo e tecnológico de baixa emissão de carbono é um processo complexo em atividades de agricultura e pecuária, demandando diversos recursos e a coordenação de atividades realizadas por diversos setores da economia. O PRS Caatinga investe no fortalecimento de Arranjos Produtivos Locais (APL) na medida em que reconhece a necessidade de promover a articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre empreendimentos de um território.

Segundo Lastres et al (2002), os APLs “são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais, com foco em um conjunto específico de atividades econômicas e que apresentam vínculos e interdependência. Geralmente, envolvem a participação e a interação de empresas – que podem ser desde produtoras de bens e serviços finais até fornecedoras de insumos e equipamentos, prestadoras de consultoria e serviços, comercializadoras, clientes, entre outros – e suas variadas formas de representação e associação. Incluem, também, diversas outras instituições públicas e privadas voltadas para a formação e capacitação de recursos humanos, como escolas técnicas e universidades; pesquisa, desenvolvimento e engenharia; política, promoção e financiamento.”

Conheça mais sobre o PRS Caatinga

Nesta série de vídeos, estão reunidos materiais e conteúdos sobre o desenvolvimento do Projeto Rural Sustentável da Caatinga

Vem conferir!

Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia

Rua Califórnia, Quadra C, nº 12. 
Bairro Amaury Alves de Menezes
CEP: 48605146 - Paulo Afonso/BA

Tel: +55 (75) 3281-5370

E-mail: agendha@agendha.org

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda à sexta das 8h às 18h

Mensagem

bottom of page