O CODETER: Colegiado de Desenvolvimento Territorial de Itaparica/BA, realizou hoje, 23 de novembro, reunião online com representantes da sociedade civil, de entidades socioprodutivas e, poder público municipal, interessados em pleitear a participação na 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar – FEBAFES.
O objetivo, segundo o assessor territorial Maciel Silva, é definir a Entidade Proponente, que representará os empreendimentos coletivos ou individuais pertencentes a agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e economia solidária, assim como três representantes que ficarão responsáveis pelo estande do Território durante todo o evento.
Por Entidade Proponente, entende-se a instituição que manifeste interesse em representar a rede de empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária de 01(um) Território de Identidade.
As inscrições para o Edital 01/2021 estarão abertas até o dia 30 de novembro, e objetiva reunir, de forma qualificada, os resultados da agricultura familiar e economia solidária baiana, proporcionados, principalmente, pelos investimentos realizados através do Governo do Estado da Bahia, destinados ao desenvolvimento sustentável e à produção de alimentos saudáveis, nos diversos sistemas produtivos.
A Coordenadora do Território Itaparica/BA, Edvalda Aroucha, trouxe a experiência da ONG AGENDHA em organizar o Armazém Itaparica e, prestou esclarecimento sobre o funcionamento dos estandes, os processos burocráticos, e a prestação de contas, que ocorrerá ao final da feira, ela afirma que: “outra coisa importante é que quem vai enviar algum produto para a feira, precisa deixar na AGENDHA com antecipação de até uma semana, todo o material catalogado, com os preços atualizados em tabela e na mercadoria”.
12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia
A 12ª FEBAFES tem como objetivo reunir, de forma qualificada, os resultados da agricultura familiar e economia solidária baiana, proporcionados, principalmente, pelos investimentos realizados através do Governo do Estado da Bahia, destinados ao desenvolvimento sustentável e à produção de alimentos saudáveis, nos diversos sistemas produtivos.
O evento é realizado há 12 anos consecutivos e ininterruptos, contribuindo para a apresentação e promoção de alimentos saudáveis e demais produtos originários da agricultura familiar, assentamentos da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e economia solidária, produzidos nos 27 Territórios de Identidade do estado da Bahia.
Em 2021, a feira ocorrerá de forma hibrida, presencial e virtual, nos espaços presenciais haverá Armazéns, Praça Gastronômica, Praça das Comunidades Tradicionais, em horários alternados, 16h às 22h, das 10h às 22h.
Resultados e Desdobramentos:
As entidades presentes que mostraram interesse em enviar mercadorias foram o MST Regional Nordeste – Brigada Velho Chico, a Associação Comunitária Indígena Tuxi, as Associações Florimel/Adesca, a AGAPPA, a AMPOC, a Haste Floral e a ACOMPRUC, ACAPI;
Ficaram de consultar os grupos associados: a Prefeitura de Paulo Afonso, por meio da Secretaria de Agricultura e Aquicultura; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chorrochó e o SETAF: Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar;
Dados o cenário das entidades interessadas em participar, os seguintes segmentos de produtos irão compor o Armazém Itaparica/BA: Artesanato indígena, artesanato de couro de tilápia e macramê, doces, sucos, uvas e chocolate registrados do MST Regional Nordeste, hortifruti granjeiros diversos, ovos caipiras, entre outros.
Foram indicados como representantes do Armazém do Território Itaparica: Maria Regina (AGAPPA); Everson Soares (Haste Floral) e Maciel Silva (AGENDHA);
Para maiores esclarecimentos e dúvidas, entre em contato com a AGENDHA, pelo telefone: 75 3281 5370. E-mail: agenda.ascom@gmail.com, de segunda a sexta, no horário comercial.
Bruna Cordeiro - ASCOM AGENDHA
Kommentare