Território Itaparica será representado pela AGENDHA na 10ª FEBAFES

A FEBAFES - Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é um evento organizado pela SDR - Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio da SUAF-Superintendência de Agricultura Familiar e a UNICAFES/BA - União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Acontecerá de 23 de novembro a 1º de dezembro, no Parque de Exposição Agropecuária de Salvador/BA.


Objetiva promover o intercâmbio e encontro das diferentes experiências, setores e produtos que formam a rede de comércio justo e solidário da Bahia. Neste cenário encontram-se empreendimentos da Agricultura Familiar, da Economia Solidária, Assentados dos Programas da Reforma Agrária e Crédito Fundiário e os Povos e Comunidades Tradicionais.


O Território Itaparica será representado pela AGENDHA em dois espaços diferentes: o Armazém, local voltado não apenas às vendas no varejo, mas às articulações entre negócios futuros, com foco nas experiências bem sucedidas sobre beneficiamento e processamento de produtos agroextrativistas; e a Praça das Comunidades Tradicionais, dedicado à exposição de 20 empreendimentos representantes dos diversos territórios tradicionais da Bahia, entre artesanato e alimentício.


Ao todo, a feira será composta por cinco espaços muito singulares: os Armazéns, que representam os territórios de identidade; a Praça das Comunidades Tradicionais, que somarão cerca de 20 barracas; a Praça Gastronômica, que reunirá a culinária dos 27 territórios, para os quais são disponibilizados estandes tipo “Cozinha”; a Vila do Artesanato, que contará com 54 barracas, 2 por representação dos territórios; e, o espaço Feira Verde, que reunirá as produções de frutas, verduras, hortaliças, mudas de plantas, sementes e temperos de toda a Bahia.


A AGENDHA vai participar mais uma vez da FEBAFES, pois acredita que facilitar a participação e o intercâmbio de experiências de empreendimentos socioprodutivos nesses espaços, é imprescindível como estratégia para fortalecer a cadeia produtiva dos produtos da Agricultura Familiar. Além da exposição de produtos no Armazém, por cerca de 20 empreendimentos socioprodutivos, a AGENDHA estará envolvida com diversas atividades, tais quais: o apoio à comercialização dos produtos extrativistas de três povos indígenas, sendo eles os Povos Tuxi, Tuxá e Kariri-Xocó. Também fará a curadoria da Exposição Joio no Rótulo, que traz o alerta sobre a importância da rotulação correta em produtos industrializados.


Para maiores informações acesse: http://www.sdr.ba.gov.br/

Em breve divulgaremos a programação: http://www.agendha.org


Escrito pela Assessoria de Comunicação da AGENDHA

Bruna Cordeiro

19 visualizações