top of page

Semeando Conhecimento na Caatinga: Seminário "Boas Práticas de Gestão Ambiental e de Conservação do Uso Sustentável da Biodiversidade"

Foto do escritor: Bruna Cordeiro - ASCOM Bruna Cordeiro - ASCOM

No último dia 15 de fevereiro, a Fundação Araripe realizou o Seminário "Boas Práticas de Gestão Ambiental e de Conservação do Uso Sustentável da Biodiversidade". O evento reuniu especialistas, lideranças comunitárias e representantes de diversas instituições comprometidas com a construção de soluções sustentáveis para a conservação ambiental e o fortalecimento das comunidades rurais.


Entre os palestrantes, destacou-se Valda Aroucha, que proferiu a palestra "Processo de Comercialização para o Fortalecimento da Gestão Ambiental e Conservação da Biodiversidade". Representando a AGENDHA, Valda abordou estratégias de comercialização sustentável e a relevância da gestão ambiental para a conservação da biodiversidade. Além dela, estiveram presentes Luciene Marilac, presidente da AGENDHA, e Daniel Santos, coordenador de campo da instituição.


O evento também foi marcado pela comemoração dos 25 anos de atuação da Fundação Araripe, uma instituição de referência que atua com a missão de realizar ações que conduzam à erradicação da pobreza e acesso, as pessoas do interior do Nordeste, aos benefícios do desenvolvimento sustentável. O seminário proporcionou momentos de reencontro entre amigos e parceiros que têm atuado em conjunto na luta pela preservação ambiental e fortalecimento comunitário.


Entre os participantes ilustres, esteve Maria Tiê, importante liderança cultural e defensora das tradições populares do Ceará. Nascida em Porteiras-CE, Maria Tiê é reconhecida como Tesouro Vivo do Ceará desde 2019 e possui o título de Notório Saber em Cultura Popular pela SECULT-CE e UECE. Como mestra da cultura popular, é responsável por manter viva a Dança do Coco e o Maneiro-Pau na Comunidade Quilombola dos Souza.


O seminário também marcou o encerramento do Projeto "Semeando Conhecimento na Caatinga para o Fortalecimento das Cadeias Produtivas Associadas à Recuperação da Biodiversidade", uma iniciativa realizada no contexto do Programa GEF Terrestre – FUNBIO. O projeto buscou promover práticas sustentáveis que conciliem a geração de renda com a preservação do bioma Caatinga, fortalecendo comunidades locais e incentivando a gestão ambiental integrada.



 
 
 

Comments


Logomarca Bahia Sem Fome.png
bottom of page