Parabéns AGENDHA

Fevereiro é o mês de Aniversário da AGENDHA. Estamos comemorando 17 anos de existência e atuação socioambiental. Trabalhamos com foco no Território Itaparica, porém nossos braços seguem todo o Nordeste.


A AGENDHA - Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia, ambientada em Paulo Afonso/BA, com atuação nacional no âmbito das relações agroecológicas, socioprodutivas, socioeconômicas e de gênero, desenvolvendo tecnologias sociais, prestando serviços de ATER - Assistência Técnica e Extensão Rural, pública e gratuita para segurança e autonomia alimentar, hídrica e energética renovável; geração de renda e bem-viver; incidindo em algumas políticas públicas e no controle social de algumas delas. Atua em parceria com vários Organismos Governamentais e Organizações da Sociedade Civil, já realizou diversos projetos em áreas rurais e urbanas, principalmente com famílias agricultoras, povos e comunidades tradicionais e suas Organizações Socioprodutivas, especialmente as das zonas subúmida, seca e semiárida do nordeste.


As atividades de ATER estão regulamentadas pela Lei 12.188/10, que dispõe sobre a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária, estando a Instituição credenciada/identificada na ANATER - Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural pelo Nº. 13753-211, bem como na Lei Estadual da Bahia Nº. 13.272/2011 PEATER - Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e o PROATER - Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar.


Durante seus 17 anos oficiais de existência, trabalhamos junto às famílias agricultoras, povos originários e comunidades tradicionais e suas Organizações Socioprodutivas; Movimentos Sociais; Redes e Articulações, por meio de uma equipe multidisciplinar, com ênfase nas relações agroecológicas, socioambientais, socioprodutivas, de gênero e gerações. Nesse período foram implementadas e adaptadas tecnologias sociais de acesso à água; foram articuladas políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN, segurança hídrica e energética renovável; e foram prestados serviços de ATER pública e gratuita, orientada à convivência sustentável com o semiárido e o bem viver.


No período, também contribuiu decisivamente para a criação do Corredor Ecológico da Caatinga, do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga e do Monumento Natural do São Francisco, 1º Monumento Federal do Brasil. Já foi membro do Conselho Estadual da Mulher; do Conselho Estadual de Educação Ambiental; do Fórum Baiano de Economia Solidária, do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e Conselho Estadual de Meio Ambiente – CEPRAM.

Na perspectiva socioambiental e dos direitos humanos, atua em parceria com as Universidades locais: UNEB – Universidade do Estado da Bahia, com ênfase no apoio ao OPARA – Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação e UNIVASF – Universidade do Vale do São Francisco [com termo de parceria]; Ministério Público Ambiental, Secretarias Municipais de Governo e em especial com outras Organizações da Sociedade Civil.


Para saber tudo o que acontece, se cadastre gratuitamente nas nossas redes sociais.

INSTAGRAM: https://www.instagram.com/agendha_ong/

FACEBOOK: https://www.facebook.com/ongagendha/?...


0 visualização

Contatos

AGENDHA

Rua Califórnia, Quadra C, nº 12. 
Bairro Amaury Alves de Menezes
Paulo Afonso/BA
CEP: 48.605 - 146

Telefone: (75) 3281 - 5370

E-mail: agendha@agendha.org

Fale Conosco