O Projeto Florando nas Caatingas entra no roteiro da SPM - Secretaria de Políticas para as Mulheres

O Projeto Florando nas Caatingas: O tempo de transformar a vida das mulheres é agora, recebeu a visita de representantes da SPM Bahia para cumprir agenda de três dias de atividades. Um dos destaques da programação foi a entrega de equipamentos ao PROAFA (Produtoras da Agricultura Familiar Agroecológica) no Povoado Sítio do Lúcio em Paulo Afonso/BA. Com realização da AGENDHA (Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia), o projeto possui diversos parceiros, entre eles: O SICOOB-COOPERE (Cooperativa de Crédito Rural do Semiárido da Bahia) a DEAM - Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura Municipal de Paulo Afonso, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, o OPARÁ (Centro de Pesquisas em Etnicidades, Movimentos Sociais e Educação) da UNEB (Universidade do Estado da Bahia) – Campus VIII e a BAHIATER.


No roteiro do primeiro dia, as representantes da SPM - Cássia Aragão e Patrícia Teles foram conhecer as estufas, os canteiros e a comunidade onde se encontra o PROAFA, organização socioprodutiva, formada por mulheres da zona rural de Paulo Afonso. Lá, foram levadas até a estufa, que foi construída pela AGENDHA em mutirão com a comunidade, afim de, garantir a ininterrupta produção de alimentos, tendo em vista a aplicação das técnicas agroecológicas desde a fase de preparação de solo até a sua comercialização.


A equipe foi recebida por Dona Marli, Dona Irani, Dona Inês e o Senhor Ailton, que compartilharam os saberes sobre os Quintais Produtivos Agroecológicos (QUIPÁS) e, a vivência de plantar utilizando a estufa, construída para facilitar o cotidiano e aproveitar as potencialidades do cultivo orgânico e agroecológico. Os resultados imediatos da construção da estufa é o aumento da produção e a geração de renda que possibilitou, três meses após sua implantação, a comercialização semanal de produtos de hortifrutis no mercado municipal da feira livre de Paulo Afonso.

Da Esquerda para a Direita: Graziele Soares, Luciene Marilac, Valda Aroucha, Patrícia Teles, Cássia Aragão e Glaide Pereira-Silva (Fotos: Acervo AGENDHA)

Visita a Estufa. Da esquerda para a Direita: Dona Marli, Patrícia Teles, Glaide Pereira-Silva, Cássia Aragão e Daniel Santos. (Fotos: Acervo AGENDHA)

Visita a Estufa. Da esquerda para a Direita: Senhor Ailton, Patrícia Teles, Dona Inês, Glaide Pereira-Silva e Cássia Aragão. Foto: Acervo AGENDHA