Lançamento da Revista Artessol Itaparica/BA

Atualizado: Mar 15

É com muita satisfação que a AGENDHA anuncia o Lançamento da Revista Artessol Itaparica/BA. Publicação online, em parceria com a SETRE: Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia que apresenta a consolidação dos resultados alcançados pelo Projeto Artessol Itaparica. A edição está nascendo no formato digital, embora, logo estará disponível na versão impressa. Estampando na capa, um cata-vento de fotos de produtos da agricultura, imagens captadas nas vivências da equipe durante a sua realização, a revista traz o perfil das organizações socioprodutivas, bem como a trajetória do Projeto em dois anos de atuação.


Com atuação em Abaré, Paulo Afonso, Macururé e Glória, o Projeto Artessol: Articulação Territorial de Socioeconomia Solidária do Território Itaparica - BA atendeu 15 Organizações Socioprodutivas, em cinco grandes áreas: Formação e assessoramento, estudos de viabilidade, espaços de comercialização e acesso a crédito. A grande força do Projeto Artessol são os produtores e as produtoras locais, representantes das comunidades e de seus municípios, essas pessoas são responsáveis pela multiplicação do aprendizado e a aplicação prática do conhecimento em suas propriedades.


“Os Projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural que recebemos da ONG AGENDHA, foram imprescindíveis para o nosso crescimento, pois aprendemos novas técnicas para os criatórios, assim como a potencializar nossos cultivos. Estando em uma região de sequeiro, devemos trabalhar juntos com o nosso Bioma Caatinga, para tanto as visitas técnicas para conhecer formas de armazenamento de sementes, grãos e outros produtos alimentícios nos períodos de estiagem, o manejo da vegetação e os cuidados com os recursos hídricos foram de extrema importância para nossa comunidade.” (Acimar Lima – Presidente da ADCM: Associação de Desenvolvimento Comunitário de Marruá)

O Editorial é de Edvalda Aroucha, Coordenadora do Território Itaparica, que contextualiza os desafios dos produtores/as da agricultura familiar em produzir com resiliência climática, ela ressalta que as políticas públicas do Governo da Bahia, tem conquistado avanços ao conseguir dialogar e incluir as comunidades mais distantes do Território, em regiões que estiveram por muito tempo as margens da capital, Salvador. Ela afirma sua vontade de que a ... “revista seja folheada, lida, entendida e acolhida com os olhos e o coração de quem acredita que outra economia é possível, que comer é um ato sociopolítico, que comprar direto de quem produz é fazer do lugar onde vive, o melhor lugar do mundo para se viver! Sobretudo, de que “é preciso continuar...”





A Revista traz ainda o Perfil Social das 15 Organizações Socioprodutivas com grande diversidade e riqueza de fotos, eventos e produtos mapeados. Para finalizar, um encarte com os resultados de algumas campanhas de marketing e comunicação que foram realizadas para melhorar a audiência nas redes sociais e site criados para as organizações. Para ler ou baixar, acesse o site da AGENDHA: https://www.agendha.org/publicacoes.


Bruna Cordeiro - ASCOM AGENDHA

14 visualizações0 comentário