Intercâmbio de experiências em Bovinocultura de Leite motiva produtores e produtoras em Jeremoabo

Poder observar de perto uma tecnologia social ou uma agroindústria funcionando, bem como refletir sobre suas possibilidades de aplicação, é muito importante para aperfeiçoar os negócios da agricultura familiar. A AGENDHA, por meio das ações de ATER, apoia o intercâmbio tecnológico, visando a transferência de novas tecnologias e práticas inovadoras apropriadas para promover a convivência com o semiárido e fortalecer a agricultura resiliente ao clima.




O Encontro Comunitário entre produtores da Bovinocultura do Leite e as organizações socioprodutivas aconteceu no último dia 12 e, gerou um dia de campo proveitoso. Com essa atividade, que aconteceu na Associação Comunitária da Barroca, em Jeremoabo/BA, o projeto visa contribuir para promover o intercâmbio de experiências para que os colaboradores e colaboradoras possam perceber que embora o clima torne tudo mais desafiador, muitas ações podem ser multiplicadas.


O agricultor Lindomar da Silva ressalta a importância dos equipamentos para o desenvolvimento da comunidade:


“Sem o tanque de resfriamento, o leite era colocado em latões para os atravessadores. Tinha gente que amarrava o latão na moto e ia pra cidade tentar vender de porta em porta, às vezes vendia todo, às vezes sobrava. Sem contar que tinha que deixar os afazeres da propriedade para ir à cidade vender o leite. Hoje, termina a ordenha e cada produtor se dirige ao resfriador para depositar o seu leite”.


Realização: @agenda_ong

Parceiros: Secretaria de Desenvolvimento Rural