Encontro virtual debate relação da agricultura familiar com os festejos juninos

São João: Cultura, Sabores e Ritmos foi o tema do encontro virtual Diálogos de Ater, desta quinta-feira (17), que trouxe o debate sobre a importância cultural desse período junino para a Bahia e a relação com a agricultura familiar. O evento foi transmitido ao vivo, pelo canal da Secretaria de Desenvolvimento Rural, SDRBahia, no Youtube.


A apresentação do tema ficou por conta do geógrafo e professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jânio Roque de Castro. O encontro contou ainda com as participações do cantor e compositor Del Feliz e da Chef de Cozinha Solange Borges, do projeto Culinária de Terreiro, da Agrovila Pinhão Manso, localizada na zona rural de Camaçari.


Neivia Lima, coordenadora técnica da Coordenação de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex/SDR), responsável pela mediação do evento, destacou que produtos da agricultura familiar, colhidos neste período junino, como milho, amendoim, laranja e aipim, dão cor e sabor a milhares de mesas brasileiras nas festas: “Ao falar de São João, quem não lembra de deliciosas receitas? Bolos, doces, pamonhas, canjicas, mingaus e licores. A agricultura familiar faz parte da memória afetiva de todo povo nordestino. E diante disso, podemos ver a importância desse Diálogos de Ater - São João: Cultura, Sabores e Ritmos”.


De acordo com o professor Jânio Roque de Castro, o que é produzido pela agricultura familiar do Nordeste, neste período junino, está diretamente relacionado à festa do São João, a exemplo do milho, amendoim, mandioca e os derivados, como bolo, canjica e licor, entre outros, que contribuem para o sustento de inúmeras famílias, especialmente neste período, quando ocorre o auge do consumo e da comercialização desses produtos: “Uma relação fortemente cultural e socioeconômica, porque envolve renda e várias cadeias produtivas, não só do setor primário, mas também está articulada com serviços, como o da fabricação artesanal de bolos. Essas práticas todas estão relacionadas com a agricultura familiar”.


O cantor e compositor Del Feliz, que participou da transmissão, cantando algumas de suas composições, afirmou que a agricultura familiar a Bahia é destaque internacional. Ele ressaltou que é sempre bom falar da cultura, tradições, ritmos e sabores do povo nordestino e, em especial, da Bahia, que celebra a festa de São João nos seus 417 municípios: “Tem tudo a ver com a vocação natural dessa terra gigante e desse povo”.

O Díálogos de Ater é uma iniciativa da SDR, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e da Cepex. É uma série de encontros, que acontecem às quintas-feiras, a partir das 16h, voltados para agentes de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares, organizações e movimentos sociais, terceiro setor, setores públicos municipais e estaduais, estudantes e todos aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre a realidade rural e a agricultura familiar da Bahia. O encontro desta semana e os conteúdos de todos os outros encontros do Diálogos de Ater estão disponíveis no canal SDRBahia, no Youtube.


Publicado por: SDR em: 17/06/2021.