top of page

Comitê de Bacia do Rio São Francisco Lança Plano de Educação Ambiental

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, tem a satisfação de anunciar o lançamento do Plano de Educação Ambiental da Bacia do Rio São Francisco (PEA-BHSF). Edvalda Aroucha (AGENDHA), representante da Câmara Consultiva Regional – CCR Submédio São Francisco, participou do processo de elaboração do documento que servirá como um guia para ações necessárias em toda a vasta extensão da bacia hidrográfica, compreendendo 505 municípios.


Durante o Encontro de Apresentação dos Indicadores da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizado na manhã de quinta-feira, 1º de fevereiro de 2024, o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, ressaltou a relevância da parceria estratégica com instituições como os Ministérios Públicos para efetivar os planos, projetos e ações, com destaque para as iniciativas de saneamento.


O presidente enfatizou a necessidade de uma abordagem estratégica abrangente, considerando a bacia como um todo. Oliveira destacou: "Devemos pensar estrategicamente como uma bacia, o que implica analisar o comportamento de estados como Minas Gerais em relação à preservação ambiental, entender as repercussões na Bahia, avaliar os avanços em Alagoas, Sergipe, Pernambuco. É fundamental unificar essas perspectivas, e a parceria com os Ministérios Públicos, que acompanham de perto nossos projetos, ações e planos de saneamento, é crucial. O programa FPI desempenha um papel fundamental como incentivador de políticas públicas, e é imperativo investir na preservação da bacia por meio da fiscalização, promovendo uma abordagem dinâmica em colaboração com instituições, organizações e Ministérios Públicos, todos falando a mesma linguagem."



https://cbhsaofrancisco.org.br/noticias/novidades/coordenacao-da-fpi-sao-francisco-apresenta-ao-cbhsf-indicadores-que-avaliam-o-desempenho-do-programa/
2024_02_01_02_Reuniao_Direc_BH_creditos_Mariana_Martins.7


O PEA-BHSF transcende as fronteiras do Comitê, envolvendo uma ampla gama de participantes, que, unidos, têm o poder de impulsionar uma mudança positiva na percepção e no comportamento das pessoas em relação à preservação e conservação das águas da região.


Nos próximos anos, o foco será na implementação de ações continuadas e sistêmicas, alinhadas com as metas estabelecidas no Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRH-SF). Além disso, serão potencializadas iniciativas já bem-sucedidas realizadas por parceiros na bacia.


O Plano de Educação Ambiental adota diretrizes presentes na legislação federal e estadual de Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Distrito Federal. Também incorpora normativos emitidos pelo CBHSF, destacando ações desenvolvidas e apoiadas pelo Comitê, com ênfase na educação ambiental, além de outros documentos e regulamentos pertinentes.


O PEA-BHSF está disponível para download no site oficial da AGENDHA.

 

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page