ATER Projeto Bahia Produtiva - Ciclos de Encontros Comunitários

A AGENDHA enquanto instituição responsável pelas ações do Projeto Bahia Produtiva em parceria com a CAR/SDR do Governo da Bahia inicia o primeiro ciclo de Encontros Comunitários em diferentes municípios e comunidades dos Territórios Itaparica e Semiárido NE II.

Comunidade Olho D´Água do Albino, Jeremoabo

As atividades aconteceram com a presença da Técnica em Agropecuária Tarcísia Sousa (Técnica de Campo da AGENDHA) e do Engenheiro Agrônomo Daniel Santos (Ténico de Campo), que fizeram uma agenda com 8 horas de duração para discutir e avaliar as principais cadeias produtivas de cada associação.


De grande importância para trocar conhecimento prático sobre boas práticas, qualificação dos produtos e manejo dos animais, os encontros foram realizados nas comunidades: Fazenda Barra Nova, Olho D’água do Albino, Alto da Tapera no município de Jeremoabo, Sítio e Enxu, no município de Pedro Alexandre. E nas Aldeias Jovens do Brejo do Burgo e Serrota, Povo Pankararé, município de Glória/BA.


Nos encontros, um ponto fundamental que tem sido trabalhado é o uso do Caderno de anotações Zootécnicas e Econômicas. Essa ferramenta tem ajudado diversos agricultores e agriculturas a gerenciar e controlar impactos e manejar os animais. Com essa prática de acompanhamento é possível construir uma rede informações sobre vida produtiva e reprodutiva de todos os animais, assim, gerar um “banco de dados”, que possam ajudar a manter os animais saudáveis.


No encontro da comunidade Barra Nova, em Jeremoabo, foi trabalhado o preenchimento do tema: Ovinocultura de corte, nos quesitos: custos, receitas, natalidade, mortalidade, ganho de peso, vendas e abates, parição, planejamento e controle de monta, além da produção de esterco. Na comunidade Olho D’água do Albino, também no município de Jeremoabo, o encontro aconteceu na propriedade da beneficiária Josefina Santana Ribeiro e, abordou outro aspecto importante para qualificar a produção: a sanidade vegetal.


O Projeto de ATER é uma ação do Programa Bahia Produtiva do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR. O Programa é resultado de um acordo de empréstimo firmado entre o Estado da Bahia e o Banco Mundial.


Com informações de Tarcísia Sousa e Daniel Santos


ASCOM AGENDHA