Assinatura de Convênio vai fortalecer a produção de mandioca na cidade de Jeremoabo

A AGENDHA, enquanto entidade de ATER, participou da assinatura do Convênio entre a CAR/Bahiater/Governo do Estado da Bahia e a Associação dos Produtores do Povoado de Baixão de Cima, referente ao Edital Emergencial n°15.



A celebração contou com a presença de João Paulo – Assistente Territorial, além da técnica de campo, representante da AGENDHA, Josefa Cristina. A ASPROBACI está localizada no Município de Jeremoabo, Território Semiárido NE II, possui uma unidade de beneficiamento de mandioca (casa de farinha).


A produção e o beneficiamento de mandioca, é cíclica, o que permite às famílias se dedicarem a outras atividades associadas na época da entressafra. A farinha é processada, armazenada e comercializada ao longo dos demais meses. As outras atividades que reforçam essa economia, correspondem a produção de hortifruti a partir do quintal e dos arredores da casa, no caso das frutas com destaque para o beneficiamento na forma de polpa. Outra estratégia adotada foi o processamento de massas, com a produção de bolos, beijus e tapiocas.


Com o apoio da CAR/BAHIATER pretende-se agregar valor ao produto final, melhorando o sistema de produção e diminuindo as perdas no processo. A casa de farinha apresenta potencial para expansão, trata-se de uma iniciativa que existe a nove anos, e que nesse ínterim, conseguiu firmar uma clientela na própria comunidade e na cidade de Novo Triunfo. Também já participou do mercado institucionais.


Texto: AGENDHA ASCOM