Aquicultura em Sistema de Recirculação é implantado na Associação Hortpeixe em Abaré

A HORTPEIXE (Associação Agropecuária de Jovens Piscicultores e Horticultores Familiar do Município de Abaré), contemplada no Edital 06/2016 - Projeto Bahia Produtiva, inicia etapa de implantação do Sistema RAS de Recirculação Aquícola. O investimento de 290.000 reais do Governo do Estado da Bahia, é resultado da Chamada Pública - Subprojeto para Mercado da Cadeia Produtiva da Aquicultura e Pesca, lançada pela CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional), da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural).

Fotos: Dionato - Hortpeixe

Em 2018, também pelo projeto Bahia Produtiva, a associação foi selecionada pelo Edital nº 13, Chamada Pública de Subprojetos para Qualificação de Agroindústrias da Agricultura Familiar. No total 40 famílias serão beneficiadas.


A estrutura do sistema RAS, conta com um tanque principal com capacidade para 100 de mil litros de água, que possui 1,20 de altura, que traz mangueiras porosas para oxigenação e melhoria da qualidade da água na etapa de criação dos peixes. É formado por 06 tanques com capacidade para 50 mil litros de água, alta resistência e, presilhas de aço com trilho de alumínio. As telas e os tubos são galvanizados, todos os cabos de aço são revestidos.


O Projeto Bahia Produtiva – CAR/SDR do Governo da Bahia, se insere na estratégia de política pública que vem sendo adotada na Bahia para dar estímulo aos produtores da agricultura familiar, visando aumentar a integração ao mercado, a geração de renda e a segurança alimentar dos beneficiários.



“A importância desse projeto para nós aqui, primeiro é que se trata de uma iniciativa inovadora e única na região, de qualificação da cadeia produtiva do peixe. O sistema implantado foi o RAS: Aquicultura em Sistema de Recirculação, que significa que poderemos reutilizar as águas dos cultivos, então é ideal para nós que temos pouca disponibilidade de água. É um projeto que vai beneficiar não só as famílias, mas toda a comunidade. Dionato dos Santos Barbosa (ACR Hortpeixe).”


A Hortpeixe, está em processo de criação da cooperativa, que vai se chamar COOPEGRI: Cooperativa Agropecuária Mista do Projeto Pedra Branca, ela é formada pelos filhos e filhas dos reassentados do Território Itaparica. Está localizada na Agrovila 19, no Perímetro Irrigado Pedra Branca, município de Abaré/BA e, conta com jovens agricultores/as familiares. Possui grande potencial produtivo e, estão lutando para desenvolver uma linha de comercialização que permita sua inserção