Aplicativo Preço da Hora Bahia permite pesquisa de preços em tempo real

Atualizado: Jul 6

O objetivo, explicou o governo estadual, é permitir que o consumidor realize cotações em segundos sem sair de casa em meio à pandemia do coronavírus. O Preço da Hora Bahia traz informações em tempo real extraídas das notas fiscais eletrônicas. No celular ou na tela do computador, é possível comparar por exemplo os preços de itens difíceis de encontrar, como álcool em gel, máscaras e luvas, em meio a seis milhões de produtos comercializados diariamente em toda a Bahia.


Com cotações de aproximadamente seis milhões de produtos, o aplicativo Preço da Hora Bahia permite ao consumidor a pesquisa em tempo real dos preços de mercadorias nos estabelecimentos mais próximos de casa. A plataforma foi disponibilizada nesta sexta-feira, 10, pelo governo baiano, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA).


O Preço da Hora Bahia abrange todos os produtos vendidos no varejo, com destaque especial para combustíveis e medicamentos. Solicitada a pesquisa, o aplicativo irá apresentar os preços de venda do produto nas últimas horas, na região em que está o consumidor, utilizando a localização do seu celular. Estas informações têm como fonte exclusiva as notas fiscais armazenadas na Sefaz-BA. “Isso reforça a importância de se pedir a nota fiscal em todas as compras”, frisa o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.


As informações são fornecidas pelas cerca de 180 mil empresas presentes nos 417 municípios da Bahia no ato de emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Diariamente, são mais de 3,2 milhões de notas fiscais processadas pela Sefaz-BA, com picos superiores a 4,4 milhões. Só em Salvador são emitidas mais de 1,2 milhão notas fiscais eletrônicas todos os dias. O Interior, por outro lado, responde por 68% do total de produtos comercializados no varejo.


Consórcio Nordeste


O Preço da Hora Bahia baseia-se em uma solução desenvolvida pelo governo da Paraíba em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), cedida para a Bahia como parte da política de intercâmbio de boas práticas entre os estados no âmbito do Consórcio Nordeste, presidido pelo governador Rui Costa. Disponível para celulares Android e iOS, a ferramenta permite ao usuário fazer suas próprias listas de compras e obter as melhores cotações para elas, possibilitando assim definir produtos favoritos para facilitar a pesquisa. Além do App, a solução inclui também uma página web, que amplia as possibilidades de navegação a partir do computador.


Publicado por: Jornal Atarde - Redação em: 11/04/2020

7 visualizações