top of page

AGENDHA realiza encontro voltado à elaboração do planejamento estratégico e institucional 2023


Equipe de Planejamento

De 26 a 28 de fevereiro de 2023, a equipe técnica e coordenação executiva da AGENDHA estiveram reunidas no Encontro de Planejamento Institucional, que teve como objetivo indicar perspectivas e estratégias de fortalecimento das ações. Tendo como foco os projetos prioritários: ATER Biomas, ATER Agroecologia, ESEC Raso da Catarina, Plantas Medicinais e PRS Caatinga, foram pautadas as metas, os objetivos e as estratégias para alcançá-las.

Dinâmica de Abertura - Glaide Pereira-Silva (presidente)

Na abertura do encontro, Maciel Silva (Coordenador Executivo), reiterou que a realização do planejamento estratégico é uma etapa crucial para a gerir qualquer organização, pois é o documento que orienta todas as iniciativas e decisões que serão tomadas em médio e longo prazo:


“Esse é um momento muito importante, onde podemos planejar nossa atuação a partir do nosso território, e ainda pensar como estreitar as relações de parcerias com as comunidades, com as famílias e, com outras instituições, de forma a fortalecer nossos projetos e iniciativas”, afirma o coordenador.
Maciel Silva - Coordenador Executivo

A metodologia utilizada para garantir o engajamento da equipe, envolveu a facilitação de momentos onde os participantes puderam expressar suas ideias e contribuir para a construção do plano anual de atividades. A partir da criação de subgrupos com apresentação em plenária, todos/as puderam participar e trabalhar de forma mais aprofundada as questões relativas a cada projeto.


Para a coordenadora executiva Luciene Marilac, a participação ativa dos coordenadores dos projetos e equipe técnica de campo, foi o elemento-chave para definir um plano mais assertivo, que refletiu as necessidades e demandas da AGENDHA e, de cada projeto.


Nesse contexto, foi muito importante o engajamento de todos e todas os/as participantes desde o primeiro momento, deste modo, a equipe pôde se sentir parte integrante e fundamental do processo. De acordo com a coordenadora:


“É por meio do planejamento institucional que a AGENDHA pretende estabelecer seus objetivos anuais, e definir ações mais efetivas para alcançá-los. Acreditamos ser fundamental uma construção afetiva, coletiva e participativa, na medida em que sem um planejamento institucional bem elaborado, as organizações correm o risco de gastar energia e recursos em ações que não contribuem para o seu desenvolvimento”.

Luciene Marilac - Coordenadora AGENDHA

No segundo dia, foram apresentadas os objetivos e metas para os projetos prioritários, bem como os resultados esperados, os desafios e, por fim, a definição das ações necessárias para sua realização bem-sucedida.


Para tanto, a AGENDHA garantiu que todos os equipamentos e materiais necessários estivessem disponíveis para os grupos de trabalho e coordenações. Um projetor para apresentar dados e gráficos, conexão à internet, exibição de vídeos e outros recursos tecnológicos que foram fundamentais para fazer fluir as ideias, tornando o encontro mais produtivo.


É importante destacar que o planejamento institucional da AGENDHA levou em conta a realidade em que a organização está inserida. Prestando diversos esclarecimentos sobre as mudanças políticas, sociais e econômicas, e como as mesmas podem afetar o desenvolvimento das ações e a abrangência dos seus objetivos.



Planejamento AGENDHA - Plenária

É importante reiterar que um planejamento não deve ser um documento estático, mas sim um processo contínuo e dinâmico, com monitoramento e avaliação das ações, de forma que, durante os três dias de programação, as metas que foram definidas pelos grupos, estiveram focadas na clareza e, na mensuração, sendo possível avaliar o progresso alcançado e, ajustar o planejamento, em caso de mudança da conjuntura atual.


Por fim, a AGENDHA se colocou à disposição da sua equipe para revisar e atualizar regularmente seu planejamento institucional de 2023, de forma a adaptar-se às mudanças e desafios do ambiente externo, garantindo a continuidade e desenvolvimento dos projetos em seus respectivos territórios de atuação.


Texto: Bruna Graziela Cordeiro – ASCOM AGENDHA




37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page