top of page

AGENDHA Participa da Oficina de Planejamento do Projeto P1 + 2 para Implementação de Tecnologias Sociais de Acesso à Água na Bahia

O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) é um projeto de Convivência com o Semiárido, que pretende assegurar à população rural o acesso à terra e à água, tanto para consumo da família e dos animais, como para produção de alimentos, ensinando-se a cuidar da terra de maneira sustentável.



Equipe AGENDHA planejamento P1+2

Serão 146 tecnologias sociais de captação e armazenamento de água nos municípios de Chorrochó, Macururé e Paulo Afonso, na Bahia. A participação da AGENDHA neste projeto foi oficializada por meio do Termo de Contrato de Prestação de Serviço n° 115/2023, estabelecendo as bases e diretrizes para a colaboração entre a AGENDHA e a ASA (Articulação Semiárido Brasileiro). Este contrato solidifica o compromisso conjunto dessas entidades, que têm historicamente lutado por políticas de convivência com o semiárido.


Para a AGENDHA a implementação dessas tecnologias vai proporcionar acesso seguro e digno das famílias agricultoras, povos e comunidades tradicionais do semiárido a esse bem natural imprescindível a promoção da saúde, agricultura e qualidade de vida nas comunidades beneficiadas.


Durante a oficina, representantes da AGENDHA trabalharam em estreita colaboração com demais participantes das organizações parceiras, autoridades locais e especialistas e para desenvolver um plano de ação abrangente e eficaz. O desenvolvimento do Projeto será um marco significativo para os municípios e comunidades envolvidas, principalmente, depois do grande hiato que aconteceu nos últimos anos devido a conjuntura política que o Brasil enfrentou. Elas irão proporcionar não apenas o acesso à água, mas também impulsionar os agroecossistemas familiares e as práticas resilientes que fortalecem as comunidades.


A AGENDHA, com sua experiência consolidada em projetos de desenvolvimento sustentável, destaca-se como uma parceira estratégica nessa iniciativa. A organização contribuirá com sua expertise e engajamento comunitário para garantir o sucesso e a durabilidade das soluções implementadas. A expectativa é que a colaboração entre AGENDHA, ASA e demais parceiros resulte em impactos positivos duradouros nas comunidades beneficiadas pelos avanços proporcionados pelo Projeto P1 + 2.


Bruna Cordeiro - ASCOM AGENDHA





8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page