top of page

A AGENDHA marcou presença na 1ª Expoleite de Santa Brígida

A AGENDHA participou da 1ª Expoleite que aconteceu neste sábado (27/5), no Povoado Minuim, Santa Brígida, Território Semiárido NE II. O evento teve palestras, stand de vendas e degustação de derivados do leite. A AGENDHA realizou a distribuição de mudas de moringa, umbu, pinha e gliricidia.


No stand do Projeto ATER Agroecologia em exposição estavam o óleo de licuri produzido por Jaci Costa, o queijo de coalho tradicional e temperado, da produtora Jeane de Oliveira, as sementes tradicionais do guardião e multiplicador Reginaldo dos Santos, o mel in natura da AJAMEL (Associação Jeremoabense de Apicultores e Meliponicultores) e a culinária tradicional de licuri da agricultora Lucimar Guedes.


E, dando continuidade as ações de reflorestamento da caatinga e recuperação de áreas degradadas, a AGENDHA realizou a distribuição das mudas com as espécies solicitadas pelas comunidades colaboradoras do Projeto ATER Agroecologia. Foram distribuídas moringa, umbu, pinha, gliricidia e jaca.


Além das palestras, os visitantes contaram com stands de vendas, onde puderam adquirir produtos lácteos de alta qualidade, produzidos localmente. Essa oportunidade de degustação permitiu que todos experimentassem a diversidade de derivados do leite disponíveis, como queijos, iogurtes, manteigas, e muitos outros.


Compartilhando experiências, passaram pelo nosso stand além do Prefeito de Santa Brígida Elton Magalhães, o Secretário de Agricultura de Santa Brígida Cirineu Texeira, tivemos o prazer de encontrar com a senhora Maria Lucilene, Secretaria Municipal da Cultura. Também tivemos o prazer de dialogar com os estudantes do curso técnico em agropecuária do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP Semiárido NE II), e ainda, com o MST (Movimento Sem Terra), o Povo Indígena Kiriri e a ARCAS (Associação Regional de Convivência Apropriada ao Semiárido).


Agradecemos a todes que visitaram o nosso estande, participaram das palestras e degustaram os deliciosos produtos lácteos do município de Santa Brígida. Também expressamos nossa gratidão aos agricultores e agricultoras que confiam na AGENDHA para divulgar seus produtos.

Essa atividade reuniu as equipes do Projeto ATER Agroecologia e ATER Biomas,. Ela foi acompanhada pelo coordenador técnico da AGENDHA @maciel.silva, o coordenador do Projeto ATER Biomas Ataciano Jesus e o coordenador de campo do Projeto ESEC Raso da Catarina: Galileu Matias, além da equipe técnica formada por: Thais, Adriana, Jocival, Jocicleide, Galileu Matias, José, Sheyla Gomes, Cristellen, Fabricio e Renata.




11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page