Bruna Cordeiro - ASCOM

30 de nov de 20221 min

Mais de 200 animais são resgatados pela equipe Fauna durante Fiscalização Preventiva Integrada

Foram soltas 70 aves - já com condições de serem reinseridos na natureza - das espécies cardeal-do-nordeste, golinho, papa-capim, sofrê, tico-tico, canário-da-terra, pássaro-preto, sebinho e sabiá, além de sete animais mamíferos (preás)

A Equipe Fauna Silvestre, que está atuando na 46a etapa da Fiscalização Preventiva e Integrada do Rio São Francisco, já resgatou, na primeira semana de atuação, 237 animais em diversas regiões do Município de Paulo Afonso. 70 aves das espécies cardeal-do-nordeste, golinho, papa-capim, sofrê, tico-tico, canário-da-terra, pássaro-preto, sebinho e sabiá, além de sete animais mamíferos (preás), foram devolvidas à natureza em ação de soltura.

Os primeiros dias da operação tem sido marcado, ainda, por ações educativas, entregas voluntárias e tratamento de animais resgatados. “Cada animal resgatado ou recebido, ao chegar à base da Fauna, recebe imediatamente hidratação e alimento. Em seguida, os técnicos avaliam individualmente o comportamento, o escore corporal e condições das penas de voo, no caso de aves”, coordenador da equipe, Uequison Venicius.

Quando já estão aptos, os animais são agrupados e encaminhados a soltura imediata em áreas de ocorrência natural. “Os animais que apresentam alguma alteração (acima ou abaixo do peso, manso, com falta de penas ou ferido), são devidamente atendidos e medicados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETRAS). Quando é necessária alguma intervenção veterinária mais invasiva, a Equipe Fauna contata clínicas e/ou hospitais veterinários na cidade sede da operação”, explica Uequison.

De acordo com o coordenador da equipe Fauna da FPI, além da soltura e retorno ao habitat natural dos animais que encontram-se no CETRAS, a equipe continuará sensibilizando as pessoas através de palestras, meios de comunicação, e atuação na repressão ao comércio ilegal e tráfico.

Por: Assessoria de Comunicação da FPI/BA


 

    100
    0